quinta-feira, 31 de maio de 2007

Nova forma de quebrar segurança do Vista

Um grupo de investigadores britânicos de segurança encontraram uma nova maneira de burlar o sistema operacional Windows Vista.

Robert Paveza publicou um documento exemplificando como o malware pode despistar o sistema User Account Control (UAC).

O ataque aproveita-se do fato de que as permissões do UAC serem "porosas", com programas capazes de se livrar das restrições do processo, que garantem a segurança.

Sob o ataque de Paveza, o código malicioso pode ser incluído em softwares inócuos que poderiam, de fato, rodar sem ser percebidos e sem qualquer nível elevado de privilégio necessário, deixando a infecção para mais tarde.

"O processo original e o processo malicioso rodam em paralelo", escreveu. A Microsoft já atenuou o risco do ataque, afirmando que o ataque exige interação significante do usuário e que nem todos terão privilégios para autorizar o código malicioso.

Como as fronteiras definidas tanto pelo UAC como pelo modo protegido do navegador Internet Explorer 7 foram desenvolvidas para ser porosas, ambas não podem ser consideradas barreiras de segurança efetivas, concluiu o investigador.

Fonte: Diário Digital

terça-feira, 29 de maio de 2007

Um bunda mole com banda larga!

Quem não conhece alguém que se encaixa neste perfil:

"Lhe envia correntes te prometendo um celular
Mensagens de falsos doentes pedindo pra você ajudar
Vídeos de dez megabites, que você já assistiu
Piadas que têm som de fundo, daquelas que só ele riu"

"Ele acredita em boatos, adora lições de moral

Te envia aqueles textos chatos sobre a injustiça social
Se agendarem um protesto sobre um tema que lhe atrai
Ele espalha o convite, mas ele mesmo nunca vai!"

Então se você também sofre com esse tipo gente que vive entupindo o seu e-mail, aposto que irá gostar da nova música dos Seminovos


Uma canção de protesto contra os chatos da Internet.

Letra e download do MP3 aqui!

Para ver o vídeo da música clique Aqui ou aqui

Windows Longhorn Reloaded Milestone 1

Visto a mais ou menos uma semana no WinAjuda este vídeo mostra como era o "Longhorn" (Também chamado de "Longtime") em outubro de 2003



É como pode ser visto nos comentários, eu demonstrei muito mais interesse neste Longhorn de 2003 do que no Vista de 2007!

Assim como muitos, eu fiquei pensando no porque da Microsoft não ter lançado este windows revolucionário em 2003
(Com certeza seria um WoW muito maior do que o que tentaram fazer com o Vista)

Então conforme visto no "BADCOFFEE" alguns entusiastas desse Longhorn (de 2003) desapontados com o Windows Vista, se reuniram com a missão de “ressuscitar” o Longhorn com um projeto chamado Longhorn Reloaded.
A idéia é terminar o que a Microsoft começou, completando o sistema operacional. Sem dúvida uma tarefa hercúlea. A base para o projeto é uma versão do Longhorn (6.0.4074) distribuída entre desenvolvedores durante a WinHEC (Windows Hardware Engineers Conference) em 2004.

"O primeiro fruto do projeto, Longhorn Reloaded Milestone 1, pode ser baixado gratuitamente no site oficial. Para instalação, uma chave de ativação (fornecida junto com a imagem ISO) é necessária. Esta versão ainda é um “early alpha”, com pouco suporte a hardware, mas a julgar por um screenshot no site da ZDNet (abaixo), esta versão traz interface com sidebar, janelas do Explorer com temas diferentes de acordo com o conteúdo e, aparentemente, uma implementação do WinFS (a julgar pelo que parece um campo para queries no screenshot)."


Screenshot do Longhorn Reloaded
(Clique aqui para ampliar)


É difícil determinar o quão longe os desenvolvedores poderão chegar sem acesso ao código-fonte do sistema, ou sem que o esquadrão legal da Microsoft os mande para o espaço. Entusiastas do BeOS estão tendo sucesso ao construir uma versão Open Source de seu sistema operacional favorito (o Haiku ), tendo como base apenas a documentação das interfaces de programação (APIs) do sistema. Mas aqui devemos levar em conta que o BeOS é um sistema menor (e muito melhor documentado) que o Windows, e que sua natureza altamente modular ajuda no processo, possibilitando que os desenvolvedores substituam um “pedacinho” de cada vez até terem algo completamente novo. Como o Longhorn era algo em desenvolvimento, documentação não deve ser algo abundante. De qualquer forma, o Longhorn Reloaded um projeto no qual vale a pena ficar de olho, nem que por pura curiosidade.

Fonte: WinAjuda / BADCOFFEE

Depois de acessar fisicamente um computador do FBI, O resto é moleza!

"As práticas do FBI para proteger informações restritas e gerenciar o acesso à rede não estão isentas de falhas."

Esta afirmação está contida num relatório da agência governamental norte-americana,
General Accountability Office (GAO) Este relatório critica vários aspectos relacionados com o departamento de Informática dos escritórios de investigação do FBI.

Ao apresentar o estudo, o diretor do GAO, Gregory Wilshusen, afirmou à agência Reuters que os seus consultores “encontraram a confusão total” neste departamento da agência de segurança norte-americana.

A principal falha encontrada pelo GAO foi a preservação de informações confidenciais.
Segundo a agência, uma vez dentro de um escritório do FBI é fácil acessar à rede interna e roubar dados. A GAO afirmou ainda que o inventário de PC e portáteis da agência é incerto.

Entre as recomendações sugeridas pela GAO, estão a de investir fortemente em ferramentas de encriptação, proteger o acesso físicas as máquinas da agência e documentar com mais rigor o acesso às redes de dados do FBI.

A GAO também fez elogios ao FBI, afirmando que este órgão possui ferramentas muito seguras para proteger os seus serviços de ataques externos.

Ou seja: Se quiser invadir o banco de dados do FBI, comece pelo prédio!

Fonte: Exame Informática

segunda-feira, 28 de maio de 2007

iTunes fica livre de DRM esta semana?

Fontes de informação ligadas ao processo garantem que amanhã que a loja da Apple começará a disponibilizar as músicas do catálogo da EMI livres de restrições de DRM.

O anúncio deste acordo entre a iTunes e a EMI foi feito há já algum tempo mas ainda não tem aplicação prática uma vez que a Apple ainda não havia desvendado a data para a sua ativação. Recorde-se que até agora todas as músicas vendidas no iTunes estão protegidas por um sistema de DRM (Digital Rights Management) que impede a sua reprodução ou cópia para outros equipamentos do usuário além do seu iPod e computador onde tem o software iTunes instalado.

Fonte: Exame Informática

A necessidade da internet móvel

Aqueles que possuem um notebook sabem que a internet móvel e uma necessidade que não pode ser suprida apenas pelas redes Wireless.
Os que procuram as operadoras de telefonia celular sabem que além do preço, a velocidade e area de cobertura são mais importante!

E no Brasil a operadora campeã em velocidade de conexão e cobertura é a vivo.
Então quem quiser conhecer as novidades dessa operadora, pode conferir no Blog da Bia

"A Vivo disponibiliza planos ilimitados no CDMA, para smartphones, placas PCMCIA e agora tem até um dispositivo tipo pendrive USB"

Música da 22ª semana de 2007

Quem você é?
Me diga!


quinta-feira, 24 de maio de 2007

Atualizações do Firefox 1.5.0.12rc2 / 2.0.0.4rc3

Por enquanto estas atualizações do Firefox ainda estão em beta,
Mas isso significa que em breve teremos a quarta atualização do Firefox 2, e a 12 do Firefox 1.5

(Engraçado, eu achava que a Mozilla tinha parado de oferecer suporte a versão 1.5, ainda bem que resolveram continuar!)



Fonte: Mozilla Developer News

Microsoft reformula sistema de correções de segurança

A Microsoft vai mudar a forma como notifica as suas correções mensais de segurança, sendo que os novos alertas já anteciparão que versões de produtos serão afetadas, incluindo a classificação de gravidade das falhas.

A partir do dia 7 de Junho, serão acrescentados mais detalhes aos Alertas de Notificação Avançados, com o objetivo de dar aos clientes uma idéia mais clara sobre a importância de passar os patches aos usuários.

Os alertas serão publicados cinco dias antes da disponibilização das atualizações todos os meses, que acontece normalmente durante as segundas terças-feiras, conhecidas pelos administradores dos sistemas como "Patch Tuesday", para permitir que os clientes saibam que aplicações podem ter que atualizar.

Até agora, a gigante da informática dava apenas detalhes vagos sobre as atualizações, para limitar as informações e "evitar que os hackers soubessem onde estavam as falhas", explica o gerente do programa Microsoft de segurança, Mark Griesi.

A gigante da informática também remodelou os boletins de segurança do "Patch Tuesday" para tornar mais fácil para os clientes identificar quais as correções a aplicar e o seu grau de urgência.

Fonte: Diário DIgital

Nova Zelândia preocupada com o Wi-Fi nas suas escolas










Vários estabelecimentos de ensino neozelandeses vão avaliar os níveis de radiação provocados pelas redes de Internet sem fios que utilizam.

Depois da transmissão de TV do último programa Panorama da BBC, em que se apresentou um estudo sobre os perigos do wi-fi, o governo neozelandês quer investigar se a saúde dos seus estudantes corre riscos perante estas radiações.

A análise britânica concluiu que os níveis de radiofreqüência nas escolas do Reino Unido chegam a ser três vezes mais elevados que os das antenas de celulares. Apesar de ter sido alvo de algumas críticas, a verdade é que este estudo voltou a levantar o debate em torno do assunto.

Ainda que não haja certezas de que o wi-fi possa provocar doenças como o cancro, está provado que as crianças absorvem maior quantidade de radiações que os adultos.

A Christchurch foi a escola escolhida para o início dos testes, realizados pelo National Radiation Laboratory. Nas próximas semanas, a investigação irá se estender há mais estabelecimentos de ensino do país. E, quem sabe, se a tendência se mantiver, pode ser que se espalhe também para outros locais do Mundo.

Panorama BBC reacende o debate acerca do Wi-Fi
Fonte: Exame Informática

O grande irmão está em TODOS os lugares

É um fato conhecido que o Reino Unido e o paraíso do "Grande Irmão"
afinal ninguém supera o Reino Unido em número de câmeras de vigilância por metro quadrado do mundo!

Então não tendo aonde colocar mais câmeras, resolveram coloca-las nos chapéus dos policiais.
Isso mesmo! agora nem os chapéus escapam!

Mas especificamente
na cidade de Manchester.
A brigada de trânsito tem uma nova ferramenta de coleta de provas, A câmera digital incorporada nos chapéus.

Uma reportagem da BBC revela que a polícia de trânsito de Manchester, Reino Unido, passou a utilizar webcams nos chapéus para a recolha de imagens que permitem confirmar as infrações dos motoristas.

As imagens são armazenadas em centros de dados próprios e podem servir de prova nos casos em que os motoristas alegam não ter cometido qualquer infração.

Fonte: Exame Informática

Fundador do Ubuntu não considera a Microsoft como sua maior ameaça

Mark Shuttleworth, fundador do projeto Ubuntu, afirmou que a Microsoft não é a maior ameaça ao Linux.

No seu blog, Shuttleworth abordou a recente polêmica de patentes que envolve a Microsoft e o Linux. Segundo ele, a Microsoft não é a maior ameaça. "Tenho certeza de que, em poucos anos, a Microsoft será contra as patentes de software", disse.

A razão, de acordo com Shuttleworth, é que o negócio da Microsoft é produção de software, altamente dependente da questão das patentes. "A cada novo lançamento de software, a Microsoft arrisca-se a pisar nessas minas terrestres, que são as patentes. Cada uma delas representa um potencial processo", argumenta o executivo. Shuttleworth acrescenta que a Microsoft atualmente já gasta uma quantia considerável para resolver questões de patente.

Segundo o fundador do Ubuntu, as maiores ameaças ao Linux podem partir de empresas pequenas. "A ameaça real pode estar em pessoas ou empresas que não desenvolvem software, mas possuem patentes de conceitos que podem estar em projetos do GNU e também em aplicações da Microsoft", explica.

Na conclusão do post, Shuttleworth esclarece que não pretende demonizar os detentores das patentes. Argumenta que essas empresas ou pessoas não são exploradores, mas apenas bons inventores que conseguiram investimento e atuam dentro da lei. "O problema não está nos detentores de patente, mas sim no sistema de patentes", conclui.

Fonte: Exame Informática

SPAM o combate continua!

Hoje em dia, um dos maiores problemas da internet tem um pequeno nome, mas significa uma enorme dor de cabeça para qualquer administrador de rede e principalmente para qualquer pessoa que possua um ou mais e-mails

Spam (O E-mail do inferno)

Mas um enorme avanço no combate a esta praga está preste a ser dado:
O projeto DomainKeys Identified Mail acaba de ser aprovado pela Internet Engineering Task Force (IETF). Em breve, pode tornar-se o standard por que todos os internautas esperavam.

O DomainKeys tem em vista a constituição de um standard que permite eliminar o envio de e-mail não solicitado (spam), bem como de mensagens típicas de phishers e piratas que pretendem obter dados confidenciais dos internautas.

O standard tem sido trabalhado pela Cisco, Yahoo!, Sendmail e PGP Corporation.
A primeira versão de um futuro standard do DomainKeys já foi aprovada pela IEFT, organização que engenheiros e especialistas no desenvolvimento de tecnologias e arquiteturas relacionadas com a Web, noticia a Cnet.

O DomainKeys recorre a um sistema de autenticação e verificação de assinaturas eletrônicas.
Se um e-mail é enviado, mas a assinatura digital não coincide com aquela que foi registrada por uma pessoa ou uma organização no DomainKeys, há então uma probabilidade de se tratar de spam.

As assinaturas eletrônicas recorrem a processos de criptografia, que são considerados invioláveis. (???)

(Só espero que seja mais inviolável que o código do HD-DVD!)

O DomainKeys não pretende eliminar os e-mails ou vedar o acesso dos autores das mensagens com assinaturas falsas – a filtragem deverá ser posta em prática pelos Servidores de Acesso à Internet (ISP) ou pelos provedores de caixas de correio eletrônicas.

Os especialistas acreditam que este novo sistema pode revelar-se muito mais eficaz no combate ao spam que os tradicionais filtros das produtoras de antivírus, que se limitam a utilizar listas negras de endereços e temas.

Fonte: Exame Informática

HD para notebook com 250GB

A Western Digital tornou-se o primeiro fabricante a disponibilizar no mercado um disco de 2,5” com 250GB de capacidade.

Apesar de outros fabricantes como a Samsung e a Fujitsu já terem anunciado discos rígidos de 2,5” e 250GB, a Western Digital foi o primeiro fabricante a disponibilizar no mercado um disco deste tipo. Pertence à série Scorpio e utiliza dois pratos que rodam a 5400rpm.
Segundo a Western Digital, o disco, que foi criado especificamente para notebooks, inclui tecnologias para diminuir o consumo energético e o ruído, que resulta num consumo de energia de 2,5 watts quando a gravar/ler e 0,25 watts no modo de espera.

Fonte: Exame Informática

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Governo dos EUA prepara reformulação da Internet

A BBN Technologies vai liderar a reformulação da Internet. Depois de ter criado a ARPAnet em 1969, a companhia volta assumir um papel crucial no futuro da Web.

A National Science Foundation, entidade governamental norte-americana, acaba de anunciar que a BBN vai liderar o a instalação de uma rede de testes para a Internet do futuro, cujo projeto é conhecido por Global Environment for Network Innovations (GENI).

A instalação do GENI deverá iniciar-se em 2010 e está orçada em 350 milhões de dólares, noticia a Associated Press. A nova infraestrutura será utilizada para testar novos conceitos e arquiteturas da Internet.

A BBN vai supervisionar os trabalhos e os testes levados a cabo nesta nova infra-estrutura.

Com esta decisão, os responsáveis governamentais norte-americanos pretendem preparar os testes laboratoriais de novos conceitos de Internet, que permitam garantir maior mobilidade e segurança dos usuários.

De resto, a National Science Foundation tem vindo financiar várias investigações com vista ao desenvolvimento de novas arquiteturas, através do programa Future Internet Network Design, (FIND).

Em 1969, a BBN Technologies entrou para a história das tecnologias aos desenvolver a ARPAnet, o embrião da atual Internet.

Fonte: Exame Infomática

terça-feira, 22 de maio de 2007

brecha no browser Opera permite ataques remotos por torrent

O Opera, também chamado de "Melhor browser que ninguém usa" apresenta uma vulnerabilidade considerada crítica, a Secunia alerta que um arquivo torrent malicioso pode abrir o PC da vítima para ataques remotos. O navegador Opera conta com uma brecha de alto risco de segurança na função para baixar arquivos pelo sistema torrent que permite ataques remotos, segundo alerta divulgado nesta segunda-feira (21/05) pela Secunia.

A vulnerabilidade foi classificada como "altamente crítica" pela consultoria por permitir que crackers rodem códigos maliciosos no micro do usuário ao explorá-la.

Segundo a Secunia, um arquivo torrent forjado por criminosos pode forçar um estouro de memória no navegador quando o usuário carrega o documento para baixar conteúdo da internet.

Com o ataque, é possível executar códigos maliciosos no PC da vítima, afirma o alerta.

A brecha afeta versões anteriores à 9.21 do Opera, já divulgada pela companhia homônima para corrigir a falha de segurança.

Fonte: IDG Now!

Música da 21ª semana de 2007

Aqui está um dos meus clipes favoritos!

Atualização fora da rotina da Microsoft

Hoje assim que me conectei a internet, as atualizações automáticas do windows baixaram uma atualização (que normalmente saem na segunda terça-feira de cada mês) fora da rotina de atualizações da Microsoft.

Se trata da atualização KB 927891
Tamanho: 1.2 MB

Esta é uma atualização de confiabilidade. Esta atualização resolve uma questão do Windows Installer (MSI) que pode afetar o desempenho durante as atualizações de software. Talvez seja necessário reiniciar seu computador após instalar este item.

Mais informações sobre esta atualização podem ser encontradas em http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=85649

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Anti-vírus para celular

Hoje em dia nem os celulares escapam dos vírus!
Embora os vírus atuais para celulares não sejam tão sofisticados quando os disponíveis para os computadores. (Levando em conta que a maioria dos vírus para celular só descarrega a bateria do celular, e se re-transmite via Bluetooth e/ou MMS)
Ainda assim representa uma possível ameaça para inúmeras pessoas e empresas.

Os celulares são os fieis companheiros das pessoas, e por isso, devem ser protegidos!
(devido as inúmeras e preciosas informações pessoas que neles são armazenadas)

Então antecipando o pior (futuro) a Symantec vai lançar o seu famoso antivírus para celulares compatíveis com sistemas operacionais Symbian ou Microsoft Windows Mobile.
Assim se descreve o software de segurança que a Symantec pretende lançar este verão.
(inverno para nós do hemisfério Sul)

O novo software da Symantec deverá estar preparado para barrar a entrada de vírus e códigos maliciosos que facilitam a intrusão ou a perda de dados.

A par de defesas contra as tradicionais ameaças cibernéticas, a produtora de antivírus referiu que pretende incluir no novo software sistemas que permite encriptar informações contidas no celular, a fim de diminuir as perdas causadas pelo roubo ou extravio de terminais, relata a PC Pro.

A Symantec encara o segmento dos celulares como a sucessão natural dos seus negócios: "Os hackers vão para onde há dados e dinheiro. Neste momento, os celulares são produtos de grande consumo. E há aí grandes oportunidades e onde há grandes oportunidades, há ameaças", adverte Con Mallon, diretor de Marketing da Symantec.

Fonte: Exame Informática

Skype lança portal de jogos

A marca da eBay acaba de anunciar a criação de um novo portal destinado a jogadores casuais que dará aos desenvolvedores de jogos acesso aos seus dois milhões de usuários registrados.

Esta iniciativa foi justificada pelo diretor do Skype, Paul Amery, da seguinte forma:
"O Skype é cada vez mais utilizado para as pessoas interagirem entre si. Por isso consideramos que é também o ambiente ideal para criar uma comunidade de jogos multiplayer".

Os jogos contemplados serão os tradicionalmente associados ao conceito de jogador casual – Tetris, Pac-man, Minesweeper, Bejewled e outros.

O Skype Game Channel que ainda está em fase de desenvolvimento por forma a garantir todas as condições a nível de DRM (Digital Rights Management).

Fonte: Exame Informática

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Vídeogame que estimula prazer sexual

"Não se referindo ao caso do garoto que traçou o Dreamcast."

O projeto "Intimate Game Controllers" permite aos casais disputar partidas multiplayer através do contato físico.
Para os mais afoitos, valem os beliscões e as apalpadelas.


Uma estudante norte-americana concebeu um jogo de ação muito original, já que a única forma de avançar e acumular pontos é tocar nas partes íntimas do outro(a) participante.

O projeto foi desenvolvido por Jennifer Chowdhury, como parte da sua tese de graduação no curso de Telecomunicações Interativas da Universidade de Nova Iorque.

A originalidade deste título, programado em flash, reside nos controles - um sutiã e uns calções, cada um deles equipado com diversos sensores tateis, que têm de ser pressionados para avançar no jogo. Ou seja, a ação decorre exclusivamente do contato físico.

A criadora disse ter-se baseado num fenômeno conhecido como "gamer widowhood", que designa uma comunidade de viciados que abandona as parceiras para se dedicar a 100% aos videogames.
Eis uma solução não convencional para reatar relações, mas que não será comercializada. )-;
Fica a inspiração.

Se ficou curioso sobre este novo e fascinante modo de jogar, veja o jogo em ação



Mais informação:
Página do projeto
Notícia 20minutos.es
Gamer Widow

Fonte: ciberia

terça-feira, 15 de maio de 2007

Música da 20ª semana de 2007

Esta semana teremos The Killers com a música Bones

sábado, 12 de maio de 2007

Electronic Arts lança novos jogos para o iPod


“The Sims Bowling” é um dos novos títulos já anunciados pela Electronic Arts Mobile, a divisão da EA que desenvolve conteúdos para equipamentos móveis.

Apesar de apenas um dos jogos ter sido desvendado, a EA garante que está preparando uma lista de novos títulos especialmente desenvolvidos para o leitor multimídia portátil da Apple.
Os jogos para iPod estão disponíveis através da loja iTunes onde podem ser adquiridos por 4 euros.

Fonte: Exame Informática

Quase um Notebook


Chama-se PX7500 e é o novo PDA da HTC.
O formato é semelhante a um mini computador portátil.


Equipado com o sistema operacional Windows Mobile 5 (edição Profissional), o PX7500 possui tecnologia Direct Push e teclado completo, o que facilita a composição de mensagens. Traz um disco rígido de 8GB, slot para cartões MiniSD, Wi-Fi e Bluetooth 2.0. Enquanto terminal móvel, o novo PDA da HTC é um dispositivo 3G com HSDPA, trazendo ainda GPS (TomTom Navigator 6). O PX7500 está também equipado com uma câmera de 3MP, com focagem automática e flash, ostentando uma tela VGA de cinco polegadas (cerca de 13cm). Custa 1149 euros.

P3350 e S710 são mais duas novidades no portfólio da HTC. O primeiro é um Pocket PC baseado no Windows Mobile 5.0 Phone Edition. Trata-se de um terminal quadband com GPRS, push mail, câmera de 2MP, Bluetooth 2.0, Wi-Fi, MicroSD, rádio FM. Está disponível por 499 euros.

O S710, que custa 429 euros, é um smartphone com teclado QWERTY, sistema Windows Mobile 6 com tela de 2,4 polegadas. Está equipado com Wi-Fi, Bluetooth com A2DP, MicroSD e câmara de 2MP.


Fonte: Exame Informática

ICANN prepara novos domínios na Net

É a primeira alteração no Sistema de Nomes de Domínios (DNS) de uso geral desde 2000.
O ICANN, entidade que cuida da Web, anunciou que está preparando a introdução de novos domínios.

A alteração prevê a constituição de um novo sufixo, que agrupe endereços de uso geral.
Estes endereços, onde se incluem o .com e o .net, distinguem-se dos que terminam com letras relativas aos países de origem (exemplo: o sufixo .br identifica os endereços brasileiros).

O(s) novo(s) domínio(s) de uso geral deve(m) ser inaugurado(s) no início de 2008.

Os últimos domínios de uso geral foram introduzidos em 2000, com a estreia dos sufixos .info e .bizz. Em 2004 foram introduzidos novos endereços, mas de uso específico (.travel e .asia).

O ICANN não adianta informações sobre o(s) novo(s) domínio(s) que estão sendo preparados atualmente.

Este dossiê está sendo analisado pelo comitê de especialistas "Generic Names Supporting Organization".
Terminada esta fase de análise, o ICANN deverá dar início a uma consulta pública no final de 2007, informa a Associated Press.

Independentemente do desfecho, uma coisa é certa: a alteração do DNS não deverá passar sem uma “pitada” de polêmica: há quem critique o ICANN por ser lento e nem sempre ser coerente na criação de novos endereços e há também quem receie que o lançamento de novos domínios aumente o potencial novas ações de ocupação de endereços da Web (cibersquatting).

Além disso, existe ainda outra questão não menos sensível: os interesses dos vários países e regiões e eventuais conflitos idiomáticos.

Fonte: Exame Informática

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Microsoft apresenta produtos de segurança

Forefront tem antivírus, firewall e anti-spam. É a mais recente novidade da Microsoft e promete ser uma de dor de cabeça para as empresas de segurança eletrônica.

Apesar de queixas e polêmicas, a Microsoft vai mesmo avançar com o lançamento de uma gama de produtos de proteção de computadores, redes e servidores de empresas.

(Embora eu tenha uma certa dificuldade em confiar em produtos Microsoft, para proteger produtos Microsoft, quem sabe se dessa vez eles não acertam?)

A companhia acaba fornecer as principais características do Forefront, uma solução formada por ferramentas antivírus, proteções para sistemas de mensagens instantâneas, correio eletrônico, filtros de spam e firewall.
Com esta iniciativa, a Microsoft passa a ser uma das principais ameaças a empresas como McAfee, Computer Associates ou Symantec, que têm dominado o mercado da segurança eletrônicas.

Em breve, a “gigante” do software vai poder juntar aos sistemas operacionais e aplicações de gestão de redes em uma nova gama de aplicações de segurança.

De acordo com dados recolhido pelo jornal "El Pais", a companhia de Bill Gates pretende lançar soluções 20% a 30% mais baratas que a concorrência.
O licenciamento deverá ser pago por assinatura anual, cujo valor varia conforme o número de usuários.

Para evitar eventuais acusações de abuso de posição dominante, a Microsoft tratou de garantir a compatibilidade dos seus sistemas com aplicações de segurança da concorrência.

Fonte: Exame Informática

Ubuntu chega aos Celulares

Em colaboração com a Intel, investigadores da comunidade open source Linux estão desenvolvendo uma versão do sistema operacional Ubuntu destinada aos celulares com ligação à Internet.

O projeto chama-se Ubuntu Mobile and Embedded e deverá ter uma primeira versão disponibilizada já em Outubro.

Dentro dos sistemas operacionais desenvolvidos em open source, o Ubuntu é um dos mais populares, como ficou recentemente exemplificado quando a Dell revelou que pretende começar a disponibilizar o Ubuntu em seus computadores.

Fonte: Exame Informática

Google Earth é passado, conheça Celestia


Se você já se cansou de ver imagens de satélite deste pequeno planetinha azul pelo Google Earth, está na hora de conhecer "Celestia"

Celestia é um programa de astronomia 3D, de código aberto, para Windows, Mac OS X e Linux, criado por Chris Laurel.

O programa, baseado no Catálogo Hipparcos, permite ao usuário mostrar objetos variando em escala de satélites artificiais até galáxias inteiras em três dimensões usando OpenGL. Diferentemente da maioria dos programas para planetários, o usuário é livre para viajar através do Universo. Mais de 10GB de conteúdo extra estão disponíveis para suplementar o programa básico como resultado da pequena mas produtiva comunidade de usuários que apóiam o programa.

Tanto a NASA quando a Agência Espacial Européia (AEE) já usaram o Celestia, mas este não é para ser confundido com o Celestia 2000, que é um programa proprietário da AEE.

Além de brincar de explorador do espaço, você também pode adicionar alguns Add-ons e tornar tudo ainda mais divertido.

Não pretendo estragar a surpresa, então depois de experimentar deixe aqui seus comentários!

Use seu iPod no Vista sem medo

iPod Nano 4 GB.Imagine a seguinte situação: um iPod conectado num computador com Windows Vista através da porta USB. Então, você desconecta o iPod do computador.
E aí ocorre o que todos temem: os dados do seu player se corrompem.

Isso acontecia de duas maneiras:

  • Usando o recurso Remover hardware com segurança na bandeja do sistema para desconectar o iPod e, em seguida, removê-lo da conexão USB;
  • Usar o comando Ejetar, do Windows Explorer, para desconectar o iPod. Novamente, em seguida removê-lo da conexão USB.

Até então, a única maneira segura de desconectar o iPod de um PC rodando Windows Vista era através do iTunes.

Há alguns dias a Microsoft liberou uma correção para este problema.
Precisa validar o Windows, e está disponível nas versões x86 (32 bits) e x64 (64 bits).

Download: Atualização para o Windows Vista (KB936824) (x86 - 32 bits).

Download: Atualização para o Windows Vista (KB936824) (x64 - 64 bits).

Esse e mais um dos downloads obrigatórios para usuários do Windows Vista

Fonte: WinAjuda

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Acabe com o mistério das conexões WiFi ponto-a-ponto

Comunicação sem-fio ponto-a-ponto - Software gratuitoCientistas do Instituto de Tecnologia Technion, de Israel, desenvolveram um novo software que permite a conexão direta sem fio entre computadores, utilizando a tecnologia WiFi, sem a necessidades de equipamentos intermediários, como roteadores.

O programa, que está disponível para download gratuitamente permite a comunicação direta de computadores que estejam a distâncias de até 100 metros em ambiente fechado, ou até 300 metros em ambiente aberto.

A comunicação sem-fio ponto-a-ponto é interessante mas, segundo os cientistas, ela não é largamente utilizada pela grande dificuldade de configuração.
O programa WiPeer facilita esse processo de configuração.


Embora seja possível criar uma conexão WiFi ponto-a-ponto sem o auxilio deste software.
Acredite, este programa realmente faz a diferença.
Pois torna a criação deste tipo de rede quase tão fácil quando transferir um arquivo via Bluetooth

"Nós queremos levar isto para o maior número possível de pessoas," diz o professor Roy Friedman. "Quando há dois computadores na mesma sala, não faz sentido que eles tenham que se conectar à Internet para se comunicar.

A grande vantagem do WiPeer é sua capacidade de manter as coisas locais."

O software também possui alguns recursos próprios como:
Chats (publico/privado), Lista de Amigos, busca de amigos com alerta quando dentro do alcance, Transferência direta de arquivos, Busca de arquivos e muito mais...

Telefone celular sem operadora

Os cientistas afirmam que o próximo passo será adaptar o WiPeer para permitir a comunicação direta entre telefones celulares. Isso permitirá que os usuários se comuniquem sem necessidade da operadora, fazendo chamadas gratuitas para amigos que estiverem nas proximidades, como em escolas, parques de diversão e até no interior de grandes empresas.

Alias esta função de celular sem operadora é uma que eu estou aguardando!

Mais informações em:
Technion - Israel Institute of Technology
Ou diretamente no site WiPeer.com

Fonte: Inovação Tecnológica

Jogando "Space Invaders" no seu BrOffice.org Calc

Não sei se é de conhecimento de todos, mas no wiki do OpenOffice.org existe uma página mostrando alguns "easter eggs" no pacote de aplicativos.

"Easter Eggs", ou "ovos de páscoa" em bom português, são aplicativos escondidos em outros aplicativos que se revelam após a execução de algum comando ou uma seqüência deles. São na maioria das vezes brincadeiras escondidas.

É possível desde ver fotos e nomes dos desenvolvedores, até brincar com uns joguinhos legais!

O meu preferido é o Space Invaders! Para executá-lo, basta abrir o BrOffice.org Calc, e em qualquer célula, digitar:

=game("StarWars")

A janela do jogo se abre! Basta então escolher seu herói, o vilão, e partir pra briga!!

Use as teclas de direção para ir para a esquerda e direita, e a tecla "espaço" pra meter bala nos vilões!!

Caso apareça mensagens do tipo "say what?" ou "oh no, not again!" na célula, é só reiniciar o BrOffice.org Calc e digitar novamente o código.

Diversão garantida! :-)

Fonte: BrOffice.org.br

Microsoft “tapa” 19 buracos

A Microsoft lançou 19 atualizações de segurança, incluindo duas para o novo Windows Vista, na sua ronda de atualizações mensais.

As atualizações de segurança resolvem problemas no Windows, no Office e no Internet Explorer. Duas das atualizações são para o novo Windows Vista e sete para o Microsoft Office, incluindo uma vulnerabilidade no Word que está, neste momento, a ser explorada. O novo Office 2007 também não escapou à ronda de atualizações.

No lado dos servidores, a empresa lançou uma atualização para resolver um problema de segurança relacionado com o serviço de DNS no Windows Server 2000 e 2003. Nas últimas semanas, tem havido relatos de hackers que têm tirado partido desta vulnerabilidade e entram nos servidores. As atualizações estão disponíveis através do site Windows Update.

Fonte: Exame Informática

Novos computadores HP equipados com gravador Blu-Ray

A HP pretende equipar os seus computadores de mesa Pavilion com drives que possibilitem a leitura e gravação de discos Blu-Ray, e que sejam capazes também de ler discos HD-DVD (o formato concorrente).

Estes computadores virão equipados com GGW-H10N da LG, a segunda geração de gravadores BR. Este dispositivo faz uso de uma interface SATA e permite a gravação de discos BD-R a 4x, DVD-R a 8 e lê HD-DVD a 3x.

Especificações:

Gravação:

BD-R Camada Única: 4x

BD-R Dupla camada: 2x

DVD+R e DVD-R: 8x

DVD+R DL e DVD-R DL: 4x

DVD+RW e DVD-RW: 8x/6x

CD-R e CD-RW: 16x

Leitura:

BD-R/ROM: 4x

BD-RE/DL: 3.2x

HD DVD-ROM: 3x

DVD+R e DVD-R: 12x e 10x

DVD+RW e DVD-RW: 8x

DVD-ROM: 12x

DVD+R DL e DVD-R DL: 6x e 8x

CD-R e CD-RW e CD-ROM: 32x e 24x e 32x

Fonte: Reviews.com.pt

terça-feira, 8 de maio de 2007

Cibercafé e mais barato que hotel vira abrigo para japoneses com pouco dinheiro

Depois de ler isso no G1 eu descobri mais uma "moda japonesa" que deveria vir para o Brasil!

Estou me referindo ao tipo de cibercafé oferecido com poltrona reclinável, um acervo de centenas de mangás, além de dispor de um microondas e até de um chuveiro no qual se pode tomar banho, de manhã.

Ao preço de entre US$ 12 a US$ 20 por noite, com refrigerantes gratuitos, TV, quadrinhos e acesso à internet, a diária de um cibercafé é muito menor do que até mesmo a dos famosos "hotéis cápsula" japoneses, nos quais os hóspedes dormem em casulos plásticos.


Assim que tiver um desses por perto, ninguém irá me ver em casa novamente!

Alerta: Vírus disfarça-se de ativação do Windows

Um novo cavalo de tróia que se apresenta como o programa de ativação da Microsoft e força os usuário a fornecer informações sobre cartões de crédito acaba de ser detectado pela Symantec.

Chama-se Kardphisher e é muito simples tecnicamente. É também muito parecido com o programa Windows legítimo. Contudo, uma vez instalado, o malware reproduz uma tela parecida com a oficial que informa que a cópia do Windows já foi ativada por outro utilizador.

Depois, a mesma janela refere que “para ajudar a reduzir a pirataria de software, por favor, reative a sua cópia legítima agora. Pediremos os seus dados para a cobrança, mas o débito não será realizado”.

Ao selecionar a opção “não”, o PC é desligado. Se escolher “sim”, aparecerá uma segunda tela, onde o nome e número de cartão de crédito do usuário são exigidos.

A Symantec vem agora alertar os usuários e esclarecer que a Microsoft nunca pede informações pessoais aos seus usuários e que só em algumas situações muito esporádicas, como a instalação de novos componentes de hardware no PC, o Windows exige a reativação.


Fonte: Exame Informática

LEDs chegam aos Macs

 Os primeiros Macs com telas iluminados por LEDs deverão chegar ao mercado ainda em 2007.

Isso mesmo!
Confirmou Steve Jobs quando, a propósito da consciência ambiental da empresa, afirmou que os seus primeiros Macs com telas iluminadas por LED seriam lançados ainda este ano. Agora, fontes da indústria afirmam que os notebooks irão usar componentes das empresas AU Optronics (AUO), Chi Mei Optoelectronics (CMO), Coretronic e Kenmos Technology.

A AUO e a CMO estão no processo de certificar com a Apple os painéis com 13,3 polegadas e 15,4 polegadas, com os as vendas a acontecer no segundo ou terceiro trimestre deste ano.
Os fabricantes não quiseram fazer quaisquer comentários a estas afirmações, alegando que estava em causa a confidencialidade do cliente.

Fonte: Exame Informática

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Música da 19ª semana de 2007

A música desta semana não poderia ser outra!


Quem quiser ter essa música no MP3 ou celular basta acessar: http://media-convert.com/converter/
e inserir o link do YouTube http://www.youtube.com/watch?v=L9HaNbsIfp0
depois peça para exportar como MP3 é pronto!

sábado, 5 de maio de 2007

Conheça o Pidgin 2.0 a evolução do Gaim

O projeto Gaim recentemente foi renomeado para Pidgin, para resolver uma disputa legal com a AOL, proprietária da marca AIM. A mesma questão jurídica impedia o lançamento de uma versão não-beta do Gaim 2.0, e a solução do caso permitiu assim este novo marco na história do projeto, um dos mais populares mensageiros instantâneos em código aberto.

Para quem não conhece o Gaim, perdão o Pidgin:
Este é um verdadeiro "tudo em um" pois trata-se de um dos mais populares programas de mensagem instantânea multi-protocolo.
O que isso significa?

significa que você tem um programa de mensagem instantânea compatível com:

  • AIM
  • Bonjour
  • Gadu-Gadu
  • Groupwise
  • ICQ
  • IRC
  • MSN
  • QQ
  • SILC
  • SIMPLE
  • Sametime
  • XMPP
  • Yahoo!
  • Zephy
Vale ressaltar que como se trata de um programa livre,
esta disponível para varias plataformas Windows, Linux e MACs

Home page do Pidgin
Download do Pidgin

Fonte: BR-Linux.org

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Microsoft corrige Windows e Office na próxima terça

Como e de costume, na primeira terça-feira de cada mês a Microsoft lança as correções para as inúmeras falhas do Windows e de seus outros programas.

Então a M$ vai divulgar sete boletins de segurança na próxima terça-feira (08/05), algumas consideradas críticas. (sempre são)

Das sete atualizações de segurança são para o Windows, Office, Exchange e BizTalk.

Dois são para o Windows e três para o Microsoft Office.
O Microsoft Exchange e a criptografia API do Servidor BizTalk devem, cada um, receber uma correção.

Atualizações que não tem a ver com segurança, classificadas de “alta prioridade”, também serão lançadas através do Windows Update e do Windows Server Update Services (WSUS).

Apesar da Microsoft não ter liberado detalhes sobre as atualizações, cogita-se que uma delas, por exemplo, será um ajuste no DNS. Essa falha é encontrada em todas as edições da linha de servidores da Microsoft, incluindo a atual versão beta do servidor Windows Lonhorn.

Junto a estas sete atualizações, os usuários terão acumulado, nos quatro primeiro meses do ano, 29 boletins e ao menos 49 ajustes; mais da metade deles foram classificados como críticos. Durante os cinco primeiros meses de 2006, a Microsoft lançou 20 atualizações com 36 ajustes.

Fonte: IDG Now!

Veja como se copia um HD-DVD

Inúmeros sites e Blog estão falando sobre a descoberta da seqüência, usada para acessar o conteúdo encriptado de um HD-DVD. Sim, aquela encriptação que era super-segura, ninguém quebraria, bla bla bla. Um hacker do site Doom9 mostrou que estavam errados.

Então resolvi mostra na pratica o que significa a descoberta dessa seqüencia de números e letras.



E antes que eu me esqueça: 09 F9 11 02 9D 74 E3 5B D8 41 56 C5 63 56 88 C0

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Mapa do inicio da internet


Como poucas pessoas sabem, a internet não surgiu de uma hora pra outra.
Existiu todo um processo evolutivo até se tornar o que é atualmente!

Então hoje teremos uma pequena aula de historia: Antes do nome internet, existia a Arpanet, um acrônimo em inglês de Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, foi a primeira rede operacional de computadores à base de comutação de pacotes, e o precursor da Internet.

Podemos dizer que Arpa foi a mãe da Internet, desenvolvida pela empresa ARPA (Advanced Research and Projects Agency) em 1969, tinha o objetivo de conectar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. Esta rede teve o seu berço dentro do Pentágono e foi batizada com o nome de ARPANET.

A Arpanet foi totalmente financiada pelo governo Norte-Americano, que tinha como objetivo desenvolver uma rede de comunicação que não os deixassem vulneráveis, caso houvesse algum ataque soviético ao Pentágono.

Usando um Back Bone que passava por baixo da terra, ARPANET ligava os militares e pesquisadores sem ter um centro definido ou mesmo uma rota única para as informações, tornando-se quase indestrutível.

No inicio da década de 70, universidades e outras instituições que faziam trabalhos envolvidos à defesa, tiveram permissão para se conectar à Arpanet, e em meados de 1975, existiam aproximadamente 100 sites. Pesquisadores que trabalhavam na Arpanet estudaram como o crescimento da rede alterou o modo como as pessoas a usavam.

No final dos anos 70, a ARPANET tinha crescido tanto que o seu protocolo de comutação de pacotes original, chamado de Network Control Protocol (NCP), tornou-se inadequado, foi então que a ARPANET começou a usar um novo protocolo chamado TCP/IP (Transfer Control Protocol/Internet Protocol).

História da Internet

A maioria das pessoas concorda que a Internet apareceu na data em que foi criada a ARPANET, em 1969. Esta rede criou a primeira infra-estrutura global de comunicações e os respectivos protocolos.

A ARPANET tinha como objetivo principal servir a investigação e o desenvolvimento, sobretudo para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.
Qualquer conteúdo ou comunicação de índole comercial era estritamente proibido naquela altura.

Durante a década de 1980, a ARPANET foi sendo ligada a outras redes de universidades e de grandes empresas, como a HP, para dinamizar ainda mais a I&D. Nos finais da década, a ARPANET deu por atingidos os seus objetivos e entregou à NSF a responsabilidade de manter e aumentar o backbone. A NSF desenvolveu a rede sobretudo nos EUA.

Os primeiros ISP - Internet Service Providers - começaram a aparecer na década de 1980 e começaram a dar acesso a empresas e particulares, sobretudo através de dial-up.

No início da década de 1990, a NSF começou a perder o controle sobre o backbone, à medida que operadores privados começaram a criar as suas próprias infra-estruturas. Foi nessa altura que as restrições à comercialização da Internet foram totalmente abolidas.

Desde 1969 surgiram várias aplicações para a Internet, cada vez mais amigáveis ao usuário. Alguns exemplos: Gopher, Veronica, WAIS, FTP. Outras formas de comunicação em rede também tiveram sucesso e fizeram os primórdios da Internet, como é o caso das BBS ou de serviços online como a Compuserve ou a AOL.

Na década de 1990, o aparecimento da World Wide Web, o desenvolvimento dos browsers, a diminuição de custos de acesso, o aumento de conteúdos, entre outros fatores, fizeram com que a Internet tivesse um crescimento exponencial.


Fonte: ARPANET (WIKIPÉDIA - Português) / História da Internet (Wikipédia - Português)
Imagem: ARPANET (WIKIPÉDIA - English)

Problemas em algumas baterias do MacBook e MacBook Pro

A Apple afirmou na sexta-feira passada que algumas baterias presentes nos seus computadores portáteis, MacBook e MacBook Pro podem ter problemas de performance, contudo sem oferecerem qualquer risco para o usuário.

Os problemas incluem o não carregamento das mesmas quando o computador é ligado à corrente. Visando corrigir este problema foi lançada uma atualização de software destinada a melhorar a performance da bateria.

De qualquer forma se a situação persistir a bateria pode ser substituída sem qualquer custo para o usuário, mesmo que o computador já esteja fora do período de garantia. Mais informações aqui.

Fonte: Reviews.com.pt

Auto-Atualização seria o futuro?

Já pensou se seus programas tivessem a capacidade de se auto-corrigir assim que uma falha fosse detectada?

Ou em softwares que podem detectar malwares e automaticamente criar vacinas para bloqueá-los?

De acordo com uma empresa especialista no assunto. Ter um time de analistas trabalhando para barrar malwares pode se tornar algo do passado, se os softwares conseguirem uma maior precisão, segundo a Kaspersky.

"Em nossa perspectiva, estamos tentando desenvolver uma automação na criação de imunizações", segundo David Emm, consultor sênior de tecnologia da Kaspersky, durante a feira Infosecurity Europe 2007.

"Temos 30 pessoas para análise, mas se tivermos 30 serviços que automatizem estas tarefas, podemos chegar num ponto que o software faz uma auto-atualização, e os analistas se focam apenas em melhorar os mecanismos de detecção". David explicou que o aumento substancial na quantidade de malwares afetando os usuários fez o número de itens adicionais ao banco de dados da Kaspersky pular de 1400 para 3000 por semana.

Mais informações em: ComputerActive
Fonte: Baboo

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google