quarta-feira, 28 de maio de 2008

Ajude o Firefox a estabelecer um Recorde Mundial!

A Mozilla vai aproveitar o lançamento do Firefox 3 para tentar criar uma nova categoria no Guiness World Records: o software mais baixado em 24 horas.

O Guiness vai auditar os relatórios dos servidores para validar o número de downloads, de modo a contar apenas as transferências completas e únicas. A idéia é superar o número de downloads do lançamento do Firefox 2, que foi de 1,6 milhões.

A expectativa é que a decisão do Guinness saia na semana seguinte. (São muitos pedidos de novos recordes e nem todos são incluídos.) O número de downloads precisa impressioná-los!

Se você puder, ajude a Mozilla a definir um recorde mundial com o lançamento do Firefox 3.
Você pode ajudar baixando o Firefox 3 quando ele estiver pronto (vale a pena migrar para a nova versão) e se quiser também pode participar de outras formas:
Fonte: br.mozdev.org / Guia do PC / Spread Firefox

domingo, 25 de maio de 2008

Instalando o Flash Player no Firefox 3 RC1

Por enquanto o Firefox 3 ainda não esta totalmente pronto, porem muitas pessoas (inclusive eu) já usam o Release Candidate 1 do Firefox 3, que poderá se tornar a versão final do Firefox 3 se nenhuma falha grave for descoberta!

Porem algumas pessoas que não possuíam uma versão anterior do Firefox instalado, tem dito dificuldade para instalar o suporte ao Flash Player no Windows, pois o instalador do flash chamado pelo Firefox 3 RC1 não instala o instala.

Para resolver basta acessar o site da Central de download do Adobe Flash Player e clicar em: Concordar e instalar agora, que após fazer um pequeno download do instalador do Flash para o Windows, basta o executar que o Flash player ira funcionar normalmente no Firefox 3.

Essa dica e recomendada para que esta instalando o Firefox 3 pela primeira vez numa maquina, pois que já possuia uma versão anterior do Firefox instalado o Flash Player já deve funcionar normalmente.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Resolvendo a "Falha na conexão segura" do Firefox 3!

Aqueles que usam o Firefox 3 notaram essa mensagem de erro ao acessar alguns sites (especialmente de bancos) Brasileiros!

Como resolver?
Simples, basta acessar o site da Autoridade Certificadora (CA) pertencente ao governo brasileiro. (ICP - Brasil) e instalar o certificado dessa Autoridade
É muito fácil, basta:
  • Acessar o site do ICP-Brasil.
  • Clique em Download/Instalação. O Firefox pedirá confirmação.
  • Marque a opção Considerar confiável esta CA para identificar sites.
  • Clique em OK.
A partir de agora, qualquer site certificado pela Autoridade Certificadora Brasileira vai abrir sem erros. :-)

Mas porque isso ocorre?
Para ter certeza que você esta acessando um site seguro (quando aparece um cadeado na barra de endereços) o Firefox verifica se o certificado de segurança do site e de uma autoridade verdadeira, e como a Autoridade Certificadora (CA) pertencente ao governo brasileiro (ICP - Brasil) não e reconhecida pelo Firefox, acontece isso!

A política da Mozilla é incluir o certificado mediante o pedido da Autoridade Certificadora.
Como o ICP-Brasil não requisitou sua presença no Firefox (apesar do pedido da tradução pt-BR, através do email de contato, efetuado no começo do ano).

Caso este post chegue a uma pessoa interessada do ICP-Brasil, basta ler as intruções da Mozilla para efetuar a inclusão. Para o Firefox 3.0.0 provavelmente não há mais tempo, mas pode ser que seja possível nas versões 3.0.x.

Mas como o Firefox 2 conecta e o Firefox 3 não?

Quando você acessa um site com algum problema na conexão segura usando o Firefox 2, é apresentada uma janela de alerta explicando o erro e pedindo a confirmação. Como as pessoas dão pouca atenção aos alertas, simplesmente clicavam em OK e a conexão acontecia.

O Firefox 3 eliminou os alertas a agora bloqueia a conexão por padrão. Isso garante que sites fraudados com certificados de Autoridades Certificadoras inexistentes não sejam acessados por distração.



Fonte: br.mozdev.com

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Precisa-se de "beta testers" para o OpenOffice.org 3.0

"The public beta release of OpenOffice.org 3.0 is now ready for testing. This beta release is made available to allow a broad user base to test and evaluate the next major version of OpenOffice.org, but is not recommended for production use at this stage. If you are a regular user of OpenOffice.org, here's a great opportunity to help us make the next release the best ever. For more details, please read the announcement."

Conforme descrito nessa paragrafo do site do OpenOffice.org, foi lançado a primeira versão publica do OpenOffice 3.0 beta!

Esta versão beta esta disponível para permitir que seja feita uma ampla base de usuários para testar e avaliar a próxima grande versão do OpenOffice.org.
Mas não é recomendado para uso em produção nesta fase. (Espere pela versão final! :)
Se você é um usuário regular do OpenOffice.org, aqui vai uma grande oportunidade para ajudar a fazer o próximo lançamento um dos melhores.


Nos bastidores do OpenOffice.org 3.0 estão as próximas versões do OpenDocument Format (ODF) 1.2 por padrão, além de ser capaz de abrir arquivos criados pelo MS-Office 2007 ou MS-Office 2008 para Mac OS X (. Docx,. Xlsx,. Pptx , Etc.) Isto mantendo o suporte para o MS-Office nos formatos de arquivo binário (.Doc, .Xls, .Ppt, etc.)


OpenOffice.org 3.0 será o primeiro a rodar nativamente no Mac OS X, sem a necessidade de instalar o X11, ficando com a aparência de qualquer outro aplicativo no Aqua (ambiente gráfico do Mac OS X). Introduzindo o suporte parcial ao VBA com apoio para esta plataforma. Além disso, OpenOffice.org 3.0 se integrara bem com o Mac OS X com acessibilidade de APIs, e assim proporciona uma melhor acessibilidade e apoio do que muitos outros aplicativos do Mac OS X.

Para mais detalhes acesse:
http://marketing.openoffice.org/3.0/announcementbeta.html
http://marketing.openoffice.org/3.0/featurelistbeta.html
Download do OpenOffice.org 3.0 Beta

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google