Foi da Universidade sueca Mittuniversitetet que saiu esta inovação. Este cartaz interativo ainda é um protótipo, mas a equipa acredita que, no futuro, a tecnologia possa ser usada em publicidade e também para produzir embalagens.
(Mais alguém lembrou da embalagem de cereal do filme "Minority Report"?)
É um cartaz de papel que, utilizando tintas condutoras, sensíveis à pressão e auto-falantes, interage, a partir de sons pré-gravados, quando tocado pelo leitor.
O protótipo agora desenvolvido, serviu como exemplo de como a tecnologia poderá ajudar a vender pacotes de viagens.
"Quando alguém se aproxima do cartaz e coloca a sua mão num postal que mostra uma praia, pode ouvir uma pequena descrição daquela praia", explicou à BBC Mikael Gulliksson, que liderou o projeto.
O segredo deste 'cartaz falante' é uma camada de papel digital que tem embutidos componentes electrónicos.
O papel digital é impresso com tintas condutoras, que, quando recebem algum tipo de pressão, transmitem informações para um microcomputador que contém arquivos de áudio. O som é então transmitido para auto falantes, impressos no papel, compostos por mais camadas de tinta condutora.
"O protótipo pode ser usado para estandes de lojas e outras formas de propaganda", esclareceu Gulliksson.
Apesar destes cartazes terem atualmente custos de produção bastante elevados, os investigadores pretendem encontrar formas de os tornar mais baratos.
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BBC
Mittuniversitetet
Informação adicional:
Artigo BBC
Fonte: ciberia
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