quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

VIVO ZAP: CDMA sobrecarregado e 3G em junho!

Após registrar inúmeras reclamações das constantes falhas no serviço do VIVO ZAP, finalmente após ligar pra ANATEL recebi uma resposta!
(As vezes acho que esse e o único jeito)

Na verdade foram 5 ligações seguidas!
Depois de 3 me questionando sobre as configurações do meu equipamento (todas corretas) e de me sugerirem formatar meu computador, finalmente alguem do setor técnico me ligou e dize que o sistema nas áreas 11 e 21 (São Paulo e Rio) estão com demanda "um pouco" acima do esperado (sobrecarregados) pois vendem mais do que podem oferecer!
(malditos capitalistas!)

Também me foi confirmado que a VIVO esta "abandonando" o CDMA!
Como se precisasse de confirmação, só vendem aparelhos GSM (850Mhz) deste o ano passado (com exceção de alguns poucos smartphones CDMA que deveriam estar sobrando nos estoques) e eu não sei vocês, mas deste que que começaram a operar em GSM o nível do sinal CDMA teve uma queda na minha região!
Possível tática para forçar os clientes a migrarem para o GSM?
(malditos capitalistas! #2 A Missão!)

E algo que eu sempre perguntei: 3G?
Me informaram que a VIVO estaria implementando a rede 3G é que deveria estar operacional até o final de 2008 (segundo fui informado possivelmente em junho)
Graças as novas licenças de freqüências adquiridas recentemente!

Será possível transferir sua linha para um chip caso queira adquirir um modem 3G
(sem preços definidos)

3 comentários:

mah.rcius disse...

Bom dia Morcegão!
Realmente a Vivo está de chorar! A empresa onde trabalho oferece esse modem Qualcomm 3G da Vivo... que dor de cabeça! Em SP, na Bela Vista (perto da Paulista), não consegui mais do que 75kpbs com EV-DO. Convardemente comparo que com o HSDPA da Claro via meu aparelho (NOkia 6120c) tive conexão superior a 700kbps (isso pq a USB nem ficou indicada como sendo 2.0 - aliás.. vc conhece algum teste para descobrir qual entrada USB é 2.0 e qual é 1.1?). Aqui em Campo Grande a coisa é pior! Há lugares que a Vivo simplesmente não funciona, em outros, quando funciona, mal chega a 20kpbs. A rede EDGE da Claro funciona na média de 90kpbs onde a Vivo não funciona e onde funciona supera 120kpbs.

A Vivo vai demorar a instalar a rede 3G, pq foram tão miopes que ao invés de já instalar GSM/GPRS/EDGE/UMTS/HS(D/U)PA, eles instalaram só até EDGE e com suporte limite ao código 10, ou seja, gastaram rios para uma rede ultrapassada. Não sei se vc gosta, mas a Claro tem, neste quesito, estado bem, apesar de ainda não estar 100%, mas uma vez que a rede em 2100MHz estiver ok, o número de aparelho é vasto, além do crescente número de dispositivos HSDPA 3.6Mbps e logo logo saem modems mais potentes chegando a 5.6Mpbs e 7.2Mbsp. Li recentemente que em breve, uma vez que estiver estável a rede, eles liberarão planos com velocidades superiores a 1Mbps (hoje oferecido).

Aguardo um retorno seu, caso conheça o teste de USB, se possível pelo mahrcius@hotmail.com

Abraço e boa sorte aí!

mborba disse...

Sou usuário de prótese auditiva e dependo da tecnologia CDMA. GSM para mim "não dá", pois a interferência eletromagnética sobre a prótese é absolutamente insuportável. Já existem acessórios baseados em Bluetooth para aparelhos de surdez, mas ainda a preço proibitivo. O que devo fazer, processar a Vivo?

Luiz Claudio Eudes disse...

A interferência do GSM e maior porque trabalha numa freqüência mais alta do que o CDMA, no brasil funciona a 1800Mhz, porem o GSM da vivo opera a 850Mhz quase na mesma freqüência do CDMA 800Mhz!

Você já tentou usar um aparelho GSM da VIVO pra ver se a interferência também ocorre?


Processar a VIVO por deixar de comercializar aparelhos CDMA?

Acho meio extremo, mas se não tiver outra opção.



Ps.: Se procurar bem, acho que ainda se pode encontrar alguns aparelhos CDMA da vivo (normalmente apenas smartphones)

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google