quinta-feira, 5 de junho de 2008

Usar um roteador D-Link DIR-450 para compartilhar o Vivo Zap???

Aqueles que acompanham este blog (alguem?) sabem eu meu único meio de acesso a internet e através do Vivo Zap, o que me torna mais um cliente insatisfeito com a péssima qualidade do serviço oferecido pela Vivo o qual estou preso até dezembro (ou cancelar agora e pagar uma p*** multa)


Porem o assunto deste post e o roteador D-Link DIR-450, então vamos a ele!

Pelo que vi no site da D-Link e mais um roteador WiFi (sem entrada WAN para modem ADSL ou cabo) tendo como diferencial ser usado para compartilhar uma conexão móvel!

Sendo apenas compatível com os modems da tecnologia CDMA 1xEVDO (usada no Brasil somente pela Vivo)

O que já elimina a possibilidade de usa-lo com alguma conexão móvel de verdade, embora o EVDO seja muito usado na Asia com uma bela infra-estrutura, aqui no brasil a vivo ainda usa a revisão A (primeira) dessa tecnologia, em poucos lugares (leia-se centros urbanos!!!), sendo usada na parte restante a tecnologia anterior 1xRTT.

O que nos bons dias chega a oferecer uma velocidade entre 60 e 80k com picos máximos de 128k sempre com uma inaceitável latência de 1350ms o que demostra o conhecido abandono da tecnologia CDMA no Brasil, que é mantida apenas porque forçar os clientes a migrarem pro GSM 850Mhz usado pela vivo (pois já usava o espectro no CDMA) sairia mais caro, e como a vivo não vende mais aparelhos CDMA, somente GSM. Será um processo gradual.

Porem os "clientes de dados" continuam presos ao CDMA já que a VIVO ainda não oferece esse serviço em GSM (apenas para SmartPhones), embora se possa adquirir uma linha GSM e usar o celular (normalmente apenas os SmartPhones) como modem adquirindo uma franquia de dados junto com a de voz, não são muitas pessoas que o fazem.

Se a conexão sendo usada apenas por um computador já não é boa, porque eu iria querer compartilhar?

Esse roteador seria interessante se a D-Link não tivesse esquecido da tão comum e usada entrada de WAN para se usar um modem ADSL ou cabo, será que agora esta tentando desencalhar os roteadores que sobraram no Brasil???

Esse post foi motivado por uma Carta que a D-Link me mandou com a oferta do referido Roteador ("Para você cliente Vivo Zap!!!") por R$549,00 sendo que não autorizei a Vivo nem a Luxicom (responsável pelo modems Yiso no Brasil cujo logo este presente na carta) a divulgar meu nome e/ou endereço para terceiros.
E como nunca comprei nenhum produto da D-link, como será de descobriram meu nome e endereço???

2 comentários:

Anônimo disse...

Poderia usar este roteador com o Giro que também tem tecnologia CDMA?

Luiz Claudio Eudes disse...

Veja se seu modem do Giro e um dos modelos compatíveis no site da D-Link

http://www.dlinkla.com/home/productos/producto.jsp?idp=942

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google