O BrOffice.org para quem não conhece, e a versão Brasileira do OpenOffice.org que é uma suíte de aplicativos para escritório livres multiplataforma, sendo distribuída para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X.
A suíte também é compatível com o Microsoft Office, além de poder exportar nativamente todos os documentos em PDF.
Por causa de uma disputa judicial com uma empresa do Rio de Janeiro que já havia registrado a marca "Open Office", foi necessário mudar de nome, e em 25 de Janeiro de 2006 o programa passou a ser chamado de BrOffice.org
Visualmente essa nova versão continua com a aparência que “sempre” teve para não confundir os usuários (mudanças são esperadas a partir da versão 3.0), e como a maioria das atualizações são por baixo do capo, muitos dos usuários comuns (e alguns avançados) não notaram a diferença!
Porem nesta nova versão pude notar que o programa em si esta mais rápido e ágil do que as versões anteriores, que sempre parecerão meio pesadas no Windows embora rodassem “redondo” no Linux.
Neste quesito o consumo de memória aumentou pouca coisa (consome cerca de 20Mb a mais de memória RAM durante o uso e apenas 26Mb a mais de espaço em disco que a versão anterior, se não me engano), agora parece que tem "quase" a mesma performance no Windows que sempre teve no Linux.
O único problema que encontrei foi que o programa deu uns pequenos “crash” com o corretor ortográfico (ao corrigir palavras com menos de 3 caracteres), nada pra se preocupar, porem se você ainda usa uma versão anterior (digo BrOffice.org 2.3.1) sugiro esperar até a versão 2.4.1 pra atualizar a suíte BrOffice, o pequeno “crash” que mencionei não foi nada muito alarmante afinal foi a mesma coisa com o BrOffice 2.3 teve o mesmo problema é que só ficou “realmente estável” na versão 2.3.1
No caso do programa travar não precisa se preocupar, afinal a recuperação de arquivo realmente funciona, embora seja algo que nunca se queira usar, e sempre bom saber que se pode contar em caso de emergência ;)
Também gostaria de sugerir a desativação do "inicio rápido" (clicando no ícone do inicio rápido ao lado do relógio do Windows de desmarcar a opção de "carregar junto com o Windows") pois só torna o boot mais lento e trás pouco ganho na performance do BrOffice.org amenos que se inicie o programa por ele!
Considerações finais: sugiro esperar um pouco mais pela versão 2.4.1 para que todas as arestas sejam aparadas, fora isso o programa esta bastante maduro e pode facilmente substituir o Office da Microsoft sem deixar nada a desejar pra grande maioria dos usuários!
Download do BrOffice.org 2.4 / Como adicionar dicionários ao BrOffice.org
Atualização: Segundo Raimundo Santos Moura, um dos coordenadores responsáveis pelos dicionários temáticos do projeto BrOffice.org, o problema com as palavras de 2 dígitos se deve ao excesso de termos com essa características no dicionário de informática!
(Se você não instalar esse dicionario não terá com o que se preocupar ;)
3 comentários:
Uso o BR Office diariamente, e não me arrependo.
Na empresa onde trabalho (Serpro), a política de software livre está muito bem embasada. E todas as máquinas da área administrativa aboliram o Ruindows.
A compatibilidade entre arquivos sxw ou odt e os doc, por exemplo, está cada vez melhor.
Com as planilhas, é a mesma coisa. Falta melhorar apenas as apresentações.
Samuel Luna
http://quemviuomesmoqueeuvi.blogspot.com/
Gosto muito do BROffice e não migraria de volta pro Officeda MS. Mas, tenho uma questão: é só comigo q da falha qnd eu peço pra ele tentar ver se tem atualização?
Ou, alguem mais passou por isso?
Esse verificador de atualizações nem sempre funciona!
Mas basta ver qual a versão do BrOffice que você esta usando e comparar com a mais recente no site www.broffice.org
Postar um comentário