terça-feira, 22 de abril de 2008

Mini-Review do BrOffice 2.4 para Windows! [Atualizado]

O BrOffice.org para quem não conhece, e a versão Brasileira do OpenOffice.org que é uma suíte de aplicativos para escritório livres multiplataforma, sendo distribuída para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X.

A suíte também é compatível com o Microsoft Office, além de poder exportar nativamente todos os documentos em PDF.


Por causa de uma disputa judicial com uma empresa do Rio de Janeiro que já havia registrado a marca "Open Office", foi necessário mudar de nome, e em 25 de Janeiro de 2006 o programa passou a ser chamado de BrOffice.org


Visualmente essa nova versão continua com a aparência que “sempre” teve para não confundir os usuários (mudanças são esperadas a partir da versão 3.0), e como a maioria das atualizações são por baixo do capo, muitos dos usuários comuns (e alguns avançados) não notaram a diferença!


Porem nesta nova versão pude notar que o programa em si esta mais rápido e ágil do que as versões anteriores, que sempre parecerão meio pesadas no Windows embora rodassem “redondo” no Linux.


Neste quesito o consumo de memória aumentou pouca coisa (consome cerca de 20Mb a mais de memória RAM durante o uso e apenas 26Mb a mais de espaço em disco que a versão anterior, se não me engano), agora parece que tem "quase" a mesma performance no Windows que sempre teve no Linux.


O único problema que encontrei foi que o programa deu uns pequenos “crash” com o corretor ortográfico (ao corrigir palavras com menos de 3 caracteres), nada pra se preocupar, porem se você ainda usa uma versão anterior (digo BrOffice.org 2.3.1) sugiro esperar até a versão 2.4.1 pra atualizar a suíte BrOffice, o pequeno “crash” que mencionei não foi nada muito alarmante afinal foi a mesma coisa com o BrOffice 2.3 teve o mesmo problema é que só ficou “realmente estável” na versão 2.3.1


No caso do programa travar não precisa se preocupar, afinal a recuperação de arquivo realmente funciona, embora seja algo que nunca se queira usar, e sempre bom saber que se pode contar em caso de emergência ;)



Também gostaria de sugerir a desativação do "inicio rápido" (clicando no ícone do inicio rápido ao lado do relógio do Windows de desmarcar a opção de "carregar junto com o Windows") pois só torna o boot mais lento e trás pouco ganho na performance do BrOffice.org amenos que se inicie o programa por ele!


Considerações finais: sugiro esperar um pouco mais pela versão 2.4.1 para que todas as arestas sejam aparadas, fora isso o programa esta bastante maduro e pode facilmente substituir o Office da Microsoft sem deixar nada a desejar pra grande maioria dos usuários!


Download do BrOffice.org 2.4 / Como adicionar dicionários ao BrOffice.org


Atualização:
Segundo Raimundo Santos Moura, um dos coordenadores responsáveis pelos dicionários temáticos do projeto BrOffice.org, o problema com as palavras de 2 dígitos se deve ao excesso de termos com essa características no dicionário de informática!
(Se você não instalar esse dicionario não terá com o que se preocupar ;)

3 comentários:

Samuel Luna disse...

Uso o BR Office diariamente, e não me arrependo.
Na empresa onde trabalho (Serpro), a política de software livre está muito bem embasada. E todas as máquinas da área administrativa aboliram o Ruindows.
A compatibilidade entre arquivos sxw ou odt e os doc, por exemplo, está cada vez melhor.
Com as planilhas, é a mesma coisa. Falta melhorar apenas as apresentações.

Samuel Luna
http://quemviuomesmoqueeuvi.blogspot.com/

Unknown disse...

Gosto muito do BROffice e não migraria de volta pro Officeda MS. Mas, tenho uma questão: é só comigo q da falha qnd eu peço pra ele tentar ver se tem atualização?
Ou, alguem mais passou por isso?

Luiz Claudio Eudes disse...

Esse verificador de atualizações nem sempre funciona!

Mas basta ver qual a versão do BrOffice que você esta usando e comparar com a mais recente no site www.broffice.org

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google