Como resolver?
Simples, basta acessar o site da Autoridade Certificadora (CA) pertencente ao governo brasileiro. (ICP - Brasil) e instalar o certificado dessa Autoridade
É muito fácil, basta:
- Acessar o site do ICP-Brasil.
- Clique em Download/Instalação. O Firefox pedirá confirmação.
- Marque a opção Considerar confiável esta CA para identificar sites.
- Clique em OK.
Mas porque isso ocorre?
Para ter certeza que você esta acessando um site seguro (quando aparece um cadeado na barra de endereços) o Firefox verifica se o certificado de segurança do site e de uma autoridade verdadeira, e como a Autoridade Certificadora (CA) pertencente ao governo brasileiro (ICP - Brasil) não e reconhecida pelo Firefox, acontece isso!
A política da Mozilla é incluir o certificado mediante o pedido da Autoridade Certificadora.
Como o ICP-Brasil não requisitou sua presença no Firefox (apesar do pedido da tradução pt-BR, através do email de contato, efetuado no começo do ano).
Caso este post chegue a uma pessoa interessada do ICP-Brasil, basta ler as intruções da Mozilla para efetuar a inclusão. Para o Firefox 3.0.0 provavelmente não há mais tempo, mas pode ser que seja possível nas versões 3.0.x.
Mas como o Firefox 2 conecta e o Firefox 3 não?Quando você acessa um site com algum problema na conexão segura usando o Firefox 2, é apresentada uma janela de alerta explicando o erro e pedindo a confirmação. Como as pessoas dão pouca atenção aos alertas, simplesmente clicavam em OK e a conexão acontecia.
O Firefox 3 eliminou os alertas a agora bloqueia a conexão por padrão. Isso garante que sites fraudados com certificados de Autoridades Certificadoras inexistentes não sejam acessados por distração.
Fonte: br.mozdev.com
2 comentários:
Não é só em sites de bancos que o firefox 2 acusa o erro de certificação, no meu webmail (!!) também acontece isso
Uma atualização para esse post pode ser encontrada aqui:
http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/RepositoriodaACRaiz.
Abraços!
Postar um comentário