segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

IE6: Um zumbi moderno!

Assim posso definir o Internet Explorer 6!
"Um zumbi, grafado como zombi e zombie (em frances, no Haiti) é tradicionalmente um morto-vivo que foi associado erroneamente ao Vudu, crença espiritual do Caribe.
O conceito do zumbi serve também como referência à servidão ou desgaste físico e doença."

Qualquer pessoa que conhece um pouco de informática sabe que basta um software desatualizado para acabar com tudo, num instante tudo parece perfeito, no outro você se desespera para saber o que deu errado!

Agora antes que você pense que estou louco, por associar uma software a um morto-vivo pare a analise comigo:

O internet explorer 6 foi lançado em 2001, junto com o windows XP se não me engano, e hoje 6 anos depois ainda e o navegador mais usado! (43%)
Não porque seja bom (acredite não é), mas por pura preguiça (ou medo?) de atualizar!

O IE6 possui MUITAS FALHAS, e extremamente inseguro e muito problemático, mas por pura preguiça de conhecer as alternativas muitas pessoas correm riscos desnecessários!


Então aqui estou tentando lhe convencer a mudar, todos tem um pouco de medo da mudança, mas acredite mudar em bom!

Você pode estar pensando: Se funciona pra mim, pra que mudar!
Já ouvi isso muitas vezes, então lhe digo: se você tivesse um fusca 68 que funcionasse e pudesse troca lo por... sei lá um Gol 0 KM totalmente de graça, você não faria?

Então porque continuar no pesadero nos web designers?
Isso mesmo! O ie6 não é ruim só pra você, pra que faz sites ele também incomoda (MUITO)
"Bom, se você é desenvolvedor web deve saber que existe uma tal de W3C. O IE não segue as regras básicas de padrões web. Por isso é um problema para todo desenvolvedor criar sites ou serviços padrões para ele."
Agora se ainda estiver lendo, provavelmente deve estar querendo conhecer suas opções e aqui estão:

1º O Queridinho da Web, O Firefox!Firefox
Esse navegador de código aberto, tem conquistado milhares de fãs pelo mundo devido a sua facilidade de uso, velocidade, e aos seus Add-ons!
Além de carregar as páginas da internet muito mais rápido que os outros navegadores, também permite que muitas funções lhe sejam adicionadas!
(Também pode ler feeds RSS, além de já vir em com um corretor ortográfico integrado. Quando você escreve um email ou mesmo um comentário em um blog, as palavras não reconhecidas são grifadas.)
E antes que eu me esqueça, E um dos navegadores mais seguros que existe (senão o!).

2º O melhor navegador que ninguém usa, O Opera! Opera
Conhecido assim devido as suas excelentes e bastante completas funções, e por sua baixa utilização principalmente se comparados ao Firefox.
Sua baixa utilização e devido a que até pouco tempo atrás o Opera era pago, e como todos sabem que de graça de mais gostoso, o firefox tomou o gosto do povo!

A principal vantagem do Opera (na minha opinião) e por ser bastante completo, já tem um programa de e-mail incorporado assim como um leitor de feeds RSS, e um gerenciador de downloads
Porem perde pro Firefox na velocidade, além de alguns sites não funcionarem muito bem nele
(alguns sites também não funcionam bem no Firefox, por serem escritos fora do padrão W3C)

Internet Explorer 7 Explorer 7
Não há muito o que dizer desse, além de ser a versão mais recente o IE a única vantagem e ter corrigido algumas brechas do passado (ie6) e ter copiado a navegação em Abas do Opera e Firefox, assim como o leitor de Feeds RSS (esse foi o último navegador a incorporar essas funções, anos após seus concorrentes)
Porem e meio (muito) pesado, e pode incomodar em maquinas com menos de 512 de memória RAM. Esse navegador só vale a pena no Windows Vista devido a opção do Modo protegido (recurso exclusivo da versão para Windows Vista) que impede que códigos rodem fora de um ambiente protegido e com privilégios administrativos, minimizando riscos.
(Agora disponível também para windows não-genuínos ;)


Agora com tantas opções qual escolher?
Eu sugiro o Firefox, mas qualquer opção escolhida será melhor que o Zumbi digo o IE6!

Inspirado no post do Techbits "Vamos matar o IE6?" com citações da Wikipedia e de comentários do Fugita no post "284 dias inseguro durante o ano de 2006"!

5 comentários:

Cleyton R disse...

cara, esse ie6 é um inferno mesmo. vc ja viu como ele se comporta com imagens png transparentes?? ele simplesmente atribui um fundo cinza para ser utilizado no lugar desta. só isso já mata 50 por cento do poder de criação de um designer, por nao poder usar transparencia sem fazer gambiarra.

Anônimo disse...

Não quero bancar o "advogado do diabo", mas sem essa de o IE7 copiou as abas desse ou daquele... Ora, sendo assim o Firefox "copiou" a principal funcionalidade do Explorer que é ser um navegador..!

Anônimo disse...

Opa Luiz!

Que bom que meu post serviu de inspiração! Os blogs são conversações e isso é prova disso.

Bom, quanto ao comentário do anônimo, acho que o primeiro browser foi o Mosaic, que evoluiu para o Netscape, que evoluiu para o Firefox. Se alguém copiou alguém no quesito navegador, foi todo mundo...

Luiz Claudio Eudes disse...

Fugita você ressuscitou um defunto agora, citar o Mosaic fui brilhante!
Tirou do fundo do baú!

Por falar nele, você notou que no IE7 ele não a mais citado?

Até o IE6 ainda era feita essa menção.

E como você disse: "Os blogs são conversações" e como numa conversa infelizmente nem todos conhecem plenamente os assuntos nelas abortados.

Anônimo disse...

Como diria o tio Bill:
Nada se tem, nada se cria, tudo se copia!

M$ sucks

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google