Depois da Sony, agora é a vez de a Dell anunciar notebooks sem disco rígido. A empresa começa a vender nos Estados Unidos os modelos Latitude D420 e D620 ATG com a opção de usar um drive de memória flash, o SSD (Solid State Drive), no lugar do HD convencional.
A memória, com capacidade para 32 GB, é da SanDisk. Segundo os testes realizados pelos próprios laboratórios da Dell, a tecnologia flash permite diminuir drasticamente o número de falhas apresentadas em notebooks. A relação é de três, no HD, para uma falha, na memória flash. Um estudo do Gartner, por sua vez, coloca o disco rígido entre os maiores vilões que causam problemas nos notebooks.
Os testes da Dell mostraram ainda que o uso da memória flash consegue aumentar a performance do sistema em até 23% e diminuir o tempo de boot em 34% em comparação com os HDs tradicionais. Além disso, o consumo de bateria é menor. Mas tudo isso, é claro, tem um preço – e alto. O drive flash custa 549 dólares na Dell, por meros 32 GB. O valor está bem próximo do anunciado pela Sony no Japão, que é de 545 dólares.
A Dell não dá nenhuma previsão de quando essa opção também estará disponível para os brasileiros. Na loja online brasileira, o modelo D420, que tem tela de 12,1 polegadas, é vendido com disco rígido de 30 ou 60 GB.
Fonte: INFO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário