No seu blog, Shuttleworth abordou a recente polêmica de patentes que envolve a Microsoft e o Linux. Segundo ele, a Microsoft não é a maior ameaça. "Tenho certeza de que, em poucos anos, a Microsoft será contra as patentes de software", disse.
A razão, de acordo com Shuttleworth, é que o negócio da Microsoft é produção de software, altamente dependente da questão das patentes. "A cada novo lançamento de software, a Microsoft arrisca-se a pisar nessas minas terrestres, que são as patentes. Cada uma delas representa um potencial processo", argumenta o executivo. Shuttleworth acrescenta que a Microsoft atualmente já gasta uma quantia considerável para resolver questões de patente.
Segundo o fundador do Ubuntu, as maiores ameaças ao Linux podem partir de empresas pequenas. "A ameaça real pode estar em pessoas ou empresas que não desenvolvem software, mas possuem patentes de conceitos que podem estar em projetos do GNU e também em aplicações da Microsoft", explica.
Na conclusão do post, Shuttleworth esclarece que não pretende demonizar os detentores das patentes. Argumenta que essas empresas ou pessoas não são exploradores, mas apenas bons inventores que conseguiram investimento e atuam dentro da lei. "O problema não está nos detentores de patente, mas sim no sistema de patentes", conclui.Fonte: Exame Informática
Nenhum comentário:
Postar um comentário