O ICANN, entidade que cuida da Web, anunciou que está preparando a introdução de novos domínios.
A alteração prevê a constituição de um novo sufixo, que agrupe endereços de uso geral.
Estes endereços, onde se incluem o .com e o .net, distinguem-se dos que terminam com letras relativas aos países de origem (exemplo: o sufixo .br identifica os endereços brasileiros).
O(s) novo(s) domínio(s) de uso geral deve(m) ser inaugurado(s) no início de 2008.
Os últimos domínios de uso geral foram introduzidos em 2000, com a estreia dos sufixos .info e .bizz. Em 2004 foram introduzidos novos endereços, mas de uso específico (.travel e .asia).
O ICANN não adianta informações sobre o(s) novo(s) domínio(s) que estão sendo preparados atualmente.
Este dossiê está sendo analisado pelo comitê de especialistas "Generic Names Supporting Organization".
Terminada esta fase de análise, o ICANN deverá dar início a uma consulta pública no final de 2007, informa a Associated Press.
Independentemente do desfecho, uma coisa é certa: a alteração do DNS não deverá passar sem uma “pitada” de polêmica: há quem critique o ICANN por ser lento e nem sempre ser coerente na criação de novos endereços e há também quem receie que o lançamento de novos domínios aumente o potencial novas ações de ocupação de endereços da Web (cibersquatting).
Além disso, existe ainda outra questão não menos sensível: os interesses dos vários países e regiões e eventuais conflitos idiomáticos.Fonte: Exame Informática
Nenhum comentário:
Postar um comentário