quinta-feira, 24 de maio de 2007

SPAM o combate continua!

Hoje em dia, um dos maiores problemas da internet tem um pequeno nome, mas significa uma enorme dor de cabeça para qualquer administrador de rede e principalmente para qualquer pessoa que possua um ou mais e-mails

Spam (O E-mail do inferno)

Mas um enorme avanço no combate a esta praga está preste a ser dado:
O projeto DomainKeys Identified Mail acaba de ser aprovado pela Internet Engineering Task Force (IETF). Em breve, pode tornar-se o standard por que todos os internautas esperavam.

O DomainKeys tem em vista a constituição de um standard que permite eliminar o envio de e-mail não solicitado (spam), bem como de mensagens típicas de phishers e piratas que pretendem obter dados confidenciais dos internautas.

O standard tem sido trabalhado pela Cisco, Yahoo!, Sendmail e PGP Corporation.
A primeira versão de um futuro standard do DomainKeys já foi aprovada pela IEFT, organização que engenheiros e especialistas no desenvolvimento de tecnologias e arquiteturas relacionadas com a Web, noticia a Cnet.

O DomainKeys recorre a um sistema de autenticação e verificação de assinaturas eletrônicas.
Se um e-mail é enviado, mas a assinatura digital não coincide com aquela que foi registrada por uma pessoa ou uma organização no DomainKeys, há então uma probabilidade de se tratar de spam.

As assinaturas eletrônicas recorrem a processos de criptografia, que são considerados invioláveis. (???)

(Só espero que seja mais inviolável que o código do HD-DVD!)

O DomainKeys não pretende eliminar os e-mails ou vedar o acesso dos autores das mensagens com assinaturas falsas – a filtragem deverá ser posta em prática pelos Servidores de Acesso à Internet (ISP) ou pelos provedores de caixas de correio eletrônicas.

Os especialistas acreditam que este novo sistema pode revelar-se muito mais eficaz no combate ao spam que os tradicionais filtros das produtoras de antivírus, que se limitam a utilizar listas negras de endereços e temas.

Fonte: Exame Informática

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google