terça-feira, 29 de maio de 2007

Windows Longhorn Reloaded Milestone 1

Visto a mais ou menos uma semana no WinAjuda este vídeo mostra como era o "Longhorn" (Também chamado de "Longtime") em outubro de 2003



É como pode ser visto nos comentários, eu demonstrei muito mais interesse neste Longhorn de 2003 do que no Vista de 2007!

Assim como muitos, eu fiquei pensando no porque da Microsoft não ter lançado este windows revolucionário em 2003
(Com certeza seria um WoW muito maior do que o que tentaram fazer com o Vista)

Então conforme visto no "BADCOFFEE" alguns entusiastas desse Longhorn (de 2003) desapontados com o Windows Vista, se reuniram com a missão de “ressuscitar” o Longhorn com um projeto chamado Longhorn Reloaded.
A idéia é terminar o que a Microsoft começou, completando o sistema operacional. Sem dúvida uma tarefa hercúlea. A base para o projeto é uma versão do Longhorn (6.0.4074) distribuída entre desenvolvedores durante a WinHEC (Windows Hardware Engineers Conference) em 2004.

"O primeiro fruto do projeto, Longhorn Reloaded Milestone 1, pode ser baixado gratuitamente no site oficial. Para instalação, uma chave de ativação (fornecida junto com a imagem ISO) é necessária. Esta versão ainda é um “early alpha”, com pouco suporte a hardware, mas a julgar por um screenshot no site da ZDNet (abaixo), esta versão traz interface com sidebar, janelas do Explorer com temas diferentes de acordo com o conteúdo e, aparentemente, uma implementação do WinFS (a julgar pelo que parece um campo para queries no screenshot)."


Screenshot do Longhorn Reloaded
(Clique aqui para ampliar)


É difícil determinar o quão longe os desenvolvedores poderão chegar sem acesso ao código-fonte do sistema, ou sem que o esquadrão legal da Microsoft os mande para o espaço. Entusiastas do BeOS estão tendo sucesso ao construir uma versão Open Source de seu sistema operacional favorito (o Haiku ), tendo como base apenas a documentação das interfaces de programação (APIs) do sistema. Mas aqui devemos levar em conta que o BeOS é um sistema menor (e muito melhor documentado) que o Windows, e que sua natureza altamente modular ajuda no processo, possibilitando que os desenvolvedores substituam um “pedacinho” de cada vez até terem algo completamente novo. Como o Longhorn era algo em desenvolvimento, documentação não deve ser algo abundante. De qualquer forma, o Longhorn Reloaded um projeto no qual vale a pena ficar de olho, nem que por pura curiosidade.

Fonte: WinAjuda / BADCOFFEE

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google