
O programa Energy Star foi criado em 1992 pela Agência Americana de Proteção Ambiental (EPA), na tentativa de reduzir o consumo de energia e a emissão de gases com efeito de estufa.
"O Energy Star acrescenta valor [aos produtos], ao fazer com que os consumidores possam identificar facilmente quais os computadores mais eficientes, do ponto de vista energético", salientou um dos responsáveis da EPA.
A Agência de Proteção Ambiental decidiu, no ano passado, rever a versão 3.0 do Energy Star, uma vez que praticamente todos os fabricantes a cumpriam.
A versão 4.0 entrará em vigor dentro de quatro meses, dia 20 de Julho, mas os principais fabricantes de equipamento eletrónico, entre eles a HP, preparam-se já para cumprir as exigências do protocolo.
Os desktop HP Compaq dc5770, dc5750 e dc 7700 vão ajudar as empresas a reduzir custos com energia, nomeadamente, através de uma colocação mais rápida do computador no modo de hibernação, garantindo uma eficiência de consumo de 80%, o que representa um avanço face aos atuais 65 a 75%.
Para saber se um computador cumpre alguma das versões do protocolo "Energy Star", basta verificar se o símbolo aparece no momento em que o computador liga.
Entre as novas medidas que constam da versão 4.0 do protocolo e que permitem tornar um computador "mais ecológico", as principais referem-se ao consumo elétrico, quando o computador não está sendo utilizado.
O monitor será automaticamente apagado após 15 minutos de inatividade e o computador será colocado em modo de hibernação após 30 minutos.
A EPA espera que cerca de metade dos fabricantes no mercado cumpram a nova norma, que será formalmente aprovada pela Comissão Européia antes de 2010.
Fonte : Diário Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário