terça-feira, 27 de março de 2007

HP Lança Computador Que Economiza Até 80% de Energia

A Hewlett-Packard (HP) lançou hoje o primeiro "computador ecológico", um desktop que economiza até 80% de energia, como padroniza o programa Energy Star 4.0, da Agência de Proteção Ambiental (EPA), que entrará em vigor em Julho.

O programa Energy Star foi criado em 1992 pela Agência Americana de Proteção Ambiental (EPA), na tentativa de reduzir o consumo de energia e a emissão de gases com efeito de estufa.

"O Energy Star acrescenta valor [aos produtos], ao fazer com que os consumidores possam identificar facilmente quais os computadores mais eficientes, do ponto de vista energético", salientou um dos responsáveis da EPA.

A Agência de Proteção Ambiental decidiu, no ano passado, rever a versão 3.0 do Energy Star, uma vez que praticamente todos os fabricantes a cumpriam.

A versão 4.0 entrará em vigor dentro de quatro meses, dia 20 de Julho, mas os principais fabricantes de equipamento eletrónico, entre eles a HP, preparam-se já para cumprir as exigências do protocolo.

Os desktop HP Compaq dc5770, dc5750 e dc 7700 vão ajudar as empresas a reduzir custos com energia, nomeadamente, através de uma colocação mais rápida do computador no modo de hibernação, garantindo uma eficiência de consumo de 80%, o que representa um avanço face aos atuais 65 a 75%.

Para saber se um computador cumpre alguma das versões do protocolo "Energy Star", basta verificar se o símbolo aparece no momento em que o computador liga.

Entre as novas medidas que constam da versão 4.0 do protocolo e que permitem tornar um computador "mais ecológico", as principais referem-se ao consumo elétrico, quando o computador não está sendo utilizado.

O monitor será automaticamente apagado após 15 minutos de inatividade e o computador será colocado em modo de hibernação após 30 minutos.

A EPA espera que cerca de metade dos fabricantes no mercado cumpram a nova norma, que será formalmente aprovada pela Comissão Européia antes de 2010.

Fonte : Diário Digital

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google