segunda-feira, 26 de março de 2007

PS3 ultrapassa PC em Folding@Home

Agora também os novos consoles da Sony podem ajudar a encontrar as causas de doenças como o Mal de Alzheimer.

Folding@Home é um projeto da Universidade de Stanford (EUA), que utiliza a técnica de computação distribuída para tentar detectar a origem de falhas na formação de proteínas.
Ao formarem-se, as proteínas dobram-se ou enrolam-se (processo designado em inglês por folding) de determinada maneira. O resultado final deste processo ainda relativamente pouco compreendido pela ciência, pode ser uma proteína de formato anormal, que origina várias doenças, como o Alzheimer ou a BSE (mais conhecida por “doença da vaca louca”).

O Folding@Home permite que todos os utilizadores de PC possam executar partes do processamento cientifico envolvido nas simulação do folding das proteínas, o que permitirá compreender melhor o processo.

Com a chegada da mais recente firmware para a PS3 (versão 1.6, disponibilizado na última sexta-feira, dia 23 de Março), foi também disponibilizado um plug-in Folding@Home para a nova consola da Sony. O sucesso foi imediato. Segundo a Folding@Home, os PS3 já ligados ao sistema estão a processar as unidades de trabalho a 364 bilhões de operações de ponto flutuante por segundo, que é quase o dobro da capacidade de processamento atual dos PC com Windows ligados ao sistema. Isto apesar da razão atual ser de cerca de 10 PC para cada PS3. Esta disparidade de processamento deve-se não só à grande capacidade de processamento da PS3 como também à forma como o Folding@Home é implementado nas diferentes plataformas.

Fonte: Exame Informática

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google