quarta-feira, 14 de março de 2007

Rússia e Romênia têm domínios regionais mais perigosos, diz SiteAdvisor

Levantamento da SiteAdvisor, da McAfee, afirma que endereços .com correspondem a 86,6% de todos os cliques maliciosos. Rússia e Romênia são países em que ataques para explorar falhas online são mais prováveis, de acordo com um novo mapa complicado pela McAfee usando sua ferramenta de segurança SiteAdvisor.

O McAfee SiteAdvisor, plug-in gratuito para os navegadores Internet Explorer e Firefox, verifica sites em diversos critérios, incluindo downloads maliciosos, tendências de spam e exploração de brechas.

O sistema usa ícones nas cores verde, amarelo e vermelho para classificar resultados obtidos nos sistema Google, Yahoo e MSN.

A McAfee aplicou os resultados da sua verificação de sites para chegar ao mapa feito em Flash, que é atualizado mensalmente.

"Quando se trata de segurança, a internet não é diferente do mundo real. Existe vizinhanças e domínios seguros, assim como existe lugares que é melhor você nunca visitar", afirma Mark Maxell, diretor de produto da McAfee, em anúncio.

Entre os países com maior número de domínios regionais, Romênia e Rússia apareciam entre os mais perigosos, com 5,6% e 4,5%, respectivamente, dos seus endereços infectados.

As duas nações também aparecem em segundo e terceiro, na ordem, na porcentagem dos domínios que hospedam códigos maliciosos.

O país que tem os domínios mais perigosos do mundo foi Tokelau, um grupo de três ilhas no Pacífico Sul conhecido antigamente como Union Islands. Mais de 10% dos endereços acabados em .tk são perigosos, e pode levar o usuário a outros sites ainda mais maliciosos.

De todos os domínios genéricos, o .info é o mais perigoso de ser visitado, afirmou a McAfee. Aproximadamente 7,5% dos sites são classificados como perigosos. Em comparação, endereços .com malicioso aparecem com 5,5%, enquantos domínios .net estão com 4,4%.

O domínio .gov é o mais seguro, com nenhuma detecção de pragas registrada pela McAfee.

Low- or no-cost domain registration and minimal domain oversight appear to drive at least some of the higher levels of risk found at some top-level domains, said McAfee.

Uma razão pela qual o domínio .biz é o preferido de spammers, afirmou a empresa, é que estes endereços estão disponíveis imediatamente após a compra - a maioria dos outros impõe um período de carência de 24 horas.

De acordo com os dados do SiteAdvisor, 13,2% dos domínios .biz mandam grandes volumes de mensagens não solicitadas para usuários que se registram em seus sites.

Os cinco domínios regionais mais seguros de se visitar são a Finlândia (0,10%), Irlanda (0,11%), Noruega (0,16%), Islândia (0,19%) e Suécia (0,21%).

Em razão da sua popularidade, o domínio .com conta pela grande parte dos sites classificados como arriscados, e que são representados por ícones em vermelho ou amarelo pelo SiteAdvisor.

No último mês, 86,6% de todos os cliques arriscados estavam em sites .com

SiteAdvisor Website

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google