quarta-feira, 14 de março de 2007

Microsoft quer HD Photo disponível a todos os editores de software

A Microsoft anunciou, esta semana, que vai encaminhar para os órgãos de regulação o novo formato HD Photo.
A Microsoft vai apresentar o pedido para que o padrão HD Photo, desenvolvido pela empresa, fique disponível a qualquer fabricante de software e tenha as suas características básicas padronizadas por órgãos de regulação da produção de software.

Inicialmente chamado de Windows Media Photo, este formato promete ser mais eficaz em gravar imagens de qualidade com maior compactação. De acordo com a Microsoft, o HD Photo pode compactar um ficheiro de imagem em até metade do tamanho de um ficheiro JPEG similar.

Com a padronização do formato, a Microsoft espera tornar a sua tecnologia popular em aplicações de diversos fabricantes e licenciar a tecnologia para produtores de máquinas fotográficas digitais, telemóveis e outros dispositivos.

O HD Photo deve concorrer ainda com o JPEG 2000, a versão mais avançada do padrão JPEG, ainda não popularizado na Internet e aplicações de edição de imagem. Entre as características do HD Photo, está a opção por parte do utilizador de seleccionar o modo “sem perdas” (lossless) e lossy (com perdas).

A primeira opção mantém todas as características da imagem original, porém gera um ficheiro maior. Já a segunda, permite a perda de alguns detalhes da imagem para favorecer a maior compressão do ficheiro. Entre os grandes fabricantes de software, além da própria Microsoft, a Adobe já anunciou que vai suportar o formato.



Fonte: Exame Informática

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google