quarta-feira, 4 de abril de 2007

Cracker chinês obrigado a corrigir o seu próprio vírus

Olho por olho, dente por dente.

Um tribunal chinês decidiu punir um internauta que espalhou um vírus: Obrigou-o a criar um "antídoto".
A China tem uma nova lei para punir ciber criminosos. Quando descobertos, são obrigados a criar uma "correção" para qualquer anomalia que lancem online.

O país aplicou recentemente essa lei pela primeira vez, punindo um cracker e obrigando-o a desenvolver um software de correção para um vírus que ele próprio criou.
Li Jun, programador, foi, segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, obrigado pela justiça a trabalhar como editor de aplicações de segurança.

Suspeito de ter recebido 12 mil dólares de uma quadrilha de ladrões de cartões de crédito, que alegadamente pagou esse valor em troca do desenvolvimento de uma aplicação que permitisse roubar palavras-passe de internautas, concordou agora em desenvolver uma aplicação que permite às vítimas do vírus desinstalar o malware dos seus PCs.
Esta correção vai permitir ao programador diminuir uma eventual pena em caso de condenação.

No entanto, a Symantec já criticou a solução apresentada pelo programador chinês, afirmando que o cracker não fez um bom trabalho e que a correção não ajudará em nada as vítimas do malware.

A empresa prevê ainda que, nos próximos anos, os utilizadores chineses serão as principais vítimas de golpes na Internet, acrescentando que a forte expansão do acesso à Internet no país está colocando on-line milhões de usuários sem experiência, sem noção de que não podem fornecer dados a um spammer ou rodar arquivos executáveis enviados por desconhecidos.

Links relacionados:
Xinhua
Symantec

Fonte: ciberia

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google