quarta-feira, 18 de abril de 2007

Padrão 802.11n para wireless de alta velocidade é aprovado

O grupo de trabalho do IEEE que desenvolve a especificação 802.11n, o novo padrão de internet sem fio de alta velocidade, finalmente chegou a um consenso nesta semana e aprovou o esboço 2.0 da tecnologia, o que deve pavimentar o caminho para a oferta de produtos wireless LAN de 100 Mbps ainda neste semestre.

Também conhecido como “Wi-Fi turbinado”, com a aprovação os fornecedores de adaptadores de WLAN e de pontos de acesso poderão agora comercializar produtos certificados no mercado, já que, quando o padrão final é autorizado, não deve não ocorrer nenhuma mudança significativa nas suas especificações.

A Wi-Fi Alliance, que reúne mais de 250 empresas, desde o ano passado vem testando a interoperabilidade dos equipamentos com base nas especificações do esboço 2.0 e decidiu começar a certificar equipamentos compatíveis com o padrão antes mesmo da aprovação pelo IEEE. A aliança certificará os produtos em conformidade com o esboço do IEEE 802.11n, contrariando a política adotada usualmente no mercado de comercializar produtos somente após o estabelecimento de um padrão final do IEEE.

O coração do IEEE 802.11n é a tecnologia chamada MIMO, que analisa o tráfego de dados, separa-o através do processamento do sinal digital e faz a transmissão por meio de duas ou mais antenas. Apesar de a especificação ter sido desenvolvida originalmente para transmissões à taxa de 100 Mbps, alguns fabricantes já estão fornecendo produtos pré-802.11n no mercado com velocidade de 140 Mbps a 160 Mbps. Com mais antenas, muitos fornecedores dizem que esperam conseguir 200 Mbps.


Fonte: MR Brasil

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google