terça-feira, 24 de abril de 2007

Kryptonita encontrada na Sérvia

Kryptonita é um elemento químico fictício da série de histórias em quadrinhos do Superman. O elemento, usualmente explicado como tendo sido criado dos restos do planeta natal do Superman, Krypton, geralmente tem efeitos nocivos ao Superman. O nome "kryptonita" cobre uma variedade de formas do elemento, mas usualmente se refere à forma mais comum, a Kryptonita Verde.

O primeiro encontro de Superman com a kryptonita não aconteceu nos quadrinhos. Foi na verdade introduzida em 1943 na série de rádio do Superman, tanto como um elemento de roteiro como para permitir que o ator que interpretava o Superman, Bud Collyer, pudesse ocasionalmente descansar. Demorou até 1949 para que as histórias em quadrinhos incorporassem esta idéia, tento como um perigo e fraqueza conveniente como para adicionar um elemento interessante para suas histórias.

A primeira idéia de Kryptonita foi criada em 1940 pelo co-criador do Superman, Jerry Siegel, em uma história que envolvia um pedaço de Krypton, chamado de "K-Metal", que roubava a força de Superman enquanto dava aos terráqueos super-poderes, mas nunca foi publicada.

Não é brincadeira, não. O Dr. Chris Stanley, mineralogista do Museu de História Natural de Londres, foi contratado para identificar um tipo de cristal desconhecido, encontrado em uma mina da Sérvia.

Depois de analizar a estrtura do mineral, Stanley foi em busca de referências sobre ele na literatura ficcional.

Em artigo na BBC, o cientista diz que que pesquisou na web os termos sodium, lithium, boron, silicate e hydroxide, componentes do achado, e ficou perpelexo com o resultado.

Os elementos químicos são os mesmos da Kryptonita, o cristal que Lex Luther usa para enfraquecer o Super-Homem.

Curioso é que no filme Superman Returns o arqui-inimigo do homem de aço rouba o mineral de um museu.

Os tipos de Krytonita são:

Verde

a mais comum, é letal para o Super-Homem, e reduz seus poderes enquanto está em contato com ela.

Vermelha

criada quando uma chuva de meteoros de kryptonita verde passou por uma estranha nuvem de gás vermelho, causa uma de muitas mutações imprevísiveis em nível físico e mental em kryptonianos: pode alterar as emoções do Super-Homem, fazê-lo criar 2 braços extra, torna-lo um anão, um gigante, um dragão, uma criança, separá-lo num Superman mau e um Clark Kent bondoso e sem poderes, dividi-lo em um Superman azul e outro vermelho, torna-lo muito gordo, torna-lo muito cabeludo e barbudo, fazê-lo ficar com cabeça de formiga, fazê-lo incapaz de dizer qualquer coisa sem ser em kryptonês, fazê-lo amnésico, fazê-lo perder a invulnerabilidade na parte esquerda do corpo, etc. Os efeitos duram de 24 a 48 horas, e nunca se repete um mesmo efeito. Aparentemente, cada pedaço de kryptonita vermelha só podia afetar um kryptoniano uma única vez, necessitando outro pedaço para um novo efeito (mas que nunca seria o mesmo)

Azul

Letal para Bizarro, mas cura efeitos de outras kryptonitas em Superman (exceto a dourada). Foi criada com o Raio duplicador bizarro.

Branca

Letal para a vida vegetal.

Anti-kryptonita

similar a verde, ela se formou no solo de Argo City, cidade kryptoniana da Supermoça.

kryptonita X

verde, dá poderes a humanos normais. Temporário, mas pode ser feito permanente. Provavelmente é a Kryptonita encontrada na série Smallville e que dá poderes aos variados inimigos e alguns aliados de Clark Kent.

Dourada

o mais raro isótopo de kryptonita, elimina PERMANENTEMENTE os poderes de kryptonianos a menor exposição, bem como qualquer possibilidade de vir a desenvolve-los. Nem mesmo a kryptonita X ou a azul pode devolvê-los. (felizmente, nas histórias oficiais Superman nunca se expôs a ela, ou seria o fim do Homem de Aço...).

kryptonita jóia

criada pelo interno da Zona Fantasma Jax-Ur, esta não é realmente kryptonita, nem mesmo radioativa. Esta pedra permite aos internos da Zona Fantasma a poder influenciar o mundo fora da Zona. Eles podem focalizar suas forças de vontade na pedra a fim de criar os efeitos de poderes mentais que afetam seres e objetos na Terra, como hipnose, rajadas mentais, rajadas psicocinéticas, ilusões e controle mental.

kryptonita lenta

esta causa envenenamento em humanos normais. Criada por um cientista da Terra em experimento único e irrepetível.

Fontes:
Repórte Net / Wikipedia

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google