terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Beatles não serão exclusivos do iTunes, diz Fox News

QUANDO o catálogo completo da extinta banda de rock inglesa The Beatles estiver disponível para ser baixado legalmente via Internet, esse não será um privilégio exclusivo do serviço online iTunes Music Store, da Apple Inc., conforme tem-se especulado devido ao recente acordo entre a Apple dos Beatles e a Apple de Steve Jobs, segundo uma reportagem.

Roger Friedman escreve no Fox News que Neil Aspinal, cabeça da Apple Corps e escudeiro do legado dos Beatles nos últimos 40 anos, disse-lhe no último fim de semana que todas as faixas da banda inglesa logo estarão disponíveis para download. "Todos os 13 álbuns originalmente lançados em CD em 1987 foram remasterizados. Em algum momento serão todos lançados [para download], provavelmente ao mesmo tempo", disse Aspinal.

Segundo Friedman, Aspinal acrescentou que, agora que "ganhou" sua longa batalha contra a Apple Inc., os Beatles logo estarão disponíveis para download.

Friedman lembra que o último imbróglio jurídico entre as duas Apple ocorreu quando a dos Beatles processou a de Steve Jobs em 2002 alegando quebra do acordo feito entre as empresas em 1991 pelo qual a então Apple Computer (hoje Apple Inc.) estava proibida de atuar no mercado musical com a marca Apple. Em decorrência do processo de 2002, a empresa de Steve Jobs pagou à dos Beatles cerca de US$ 43 milhões. "Jobs et al ganharam, mas o caso foi para apelação. Antes que a corte de apelações tomasse uma decisão, um acordo foi feito", referindo-se ao assinado entre elas no início de fevereiro de 2007.

Friedman diz ainda que outras fontes suas (e não o próprio Aspinal, com quem não discutiu o assunto) dizem que os Beatles podem ter ganho da Apple Inc. o direito de receber royalties sobre o iTunes e o hardware do iPod como parte do acordo, mas que ele não envolve downloads. "Mas agora Aspinal diz que, quando as músicas dos Beatles forem oficialmente oferecidas na Internet, 'estarão em todos os serviços, e não em só um'. Portanto, todas as músicas dos Beatles estarão no iTunes, no Rhapsody, etc."

Mais detalhes no artigo completo de Friedman.

Fonte: MacPress

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google