terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Progresso do projeto Autopackage cai

imgSegundo o site Linux.com, o projeto Autopackage anda tendo dificuldades de aceitação entre os usuários do Linux.

O Autopackage criou um formato de instalador que universalizava a questão da distribuição de aplicativos, ou seja, o mesmo arquivo de instalação para um sistema Debian era usado num openSUSE, por exemplo, não substituindo os famosos pacotes, apenas complementando-os. Isso seria de grande importância para todas aas distribuições, acabando nativamente com a incompatibilidade de instaladores entre as mesmas.

"Há 14 mesmes, o Autopackage era um pequeno projeto, pequeno e ativo, e os membros eram otimistas acerca dele. Agora, embora o instalador alternativo continua, o progresso caiu quase pela metade. O canal #autopackage" no servidor irc.oftc.net fica vago durante vários dias, o blog dos desenvolvedores não falam de mais nada exceto o projeto, e o acesso ao código-fonte passou a ser raro. Formalmente, o projeto continua vivo, mas a maioria dos contribuidores afirmam que ele está "tropeçando". Então, o que aconteceu?" - Esse é o texto de introdução da matéria no Linux.com.

Segundo o site, o projeto anda "caindo" por vários motivos. Entre eles, esa o pequeno número de desenvolvedores, o que naturalmente atrapalha o progresso. Outro fato é o conservadorismo das distribuições e dos usuários, que preferem usar o que já conhecem, os pacotes nativos, do que outras soluções.

O Autopackage não está morto, mas está num baixo desenvolvimento. Resta esperar e observar a aceitação por parte dos usuários ao longo dos anos e verificar se a padronização do Linux anda caminhando para frente ou para trás.

Confira a matéria completa (inglês):

http://specialreports.linux.com/article.pl?sid=07/02/09/0854226&tid=138&tid=113

Fonte: GuiaDoHardware.net

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google