terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Informações sobre o ACCESS, sucessor do PalmOS

O PalmOS Garnet usado nos Palms atuais é um sistema relativamente ultrapassado, que não recebeu muitas melhorias nos últimos dois anos. Para piorar, as notícias de que ele em breve será substituído pela plataforma ACCESS, que roda em Linux, tem afastado os desenvolvedores, que preferem esperar ao invés de investir seu tempo de desenvolvimento em uma plataforma que está prestes a ser descontinuada.

O problema é que, apesar dos anúncios prematuros, não são divulgadas muitas informações sobre a nova plataforma, criando um vácuo cada vez maior, que tem minado as vendas e a credibilidade da plataforma como uma todo.

Uma demonstração feita durante o 3GSM coloca alguma luz sobre o tema, mostrando a nova interface e enumerando algumas das empresas que estão desenvolvendo softwares para ela. Também foi disponibilizado uma versão preliminar do SDK, a suíte de desenvolvimento que permite desenvolver para a plataforma.

access

Embora seja baseada em Linux, a plataforma ACCESS é um sistema comercial, cujo sistema de licenciamento não é muito diferente do de um sistema proprietário qualquer. Algumas partes do sistema tem seu código aberto, mas a maior parte é composta de módulos proprietários. De qualquer forma, os progressos são uma boa notícia, pois com senilidade do Garnet, ficamos sem muitas opções além do Windows Mobile.

A notícia original:
http://www.palminfocenter.com/news/9244/access-linux-platform-demoed-at-3gsm/

Mais detalhes:
http://www.palminfocenter.com/news/9246/new-alp-details-and-screenshots/

Fonte: GuiaDoHardware.net

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google