quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

iPhone tem pelo menos três processadores ARM, diz fabricante

O iPhone, anunciado pela Apple Inc. no mês passado, é dotado de pelo menos três núcleos de processamento desenvolvidos pela ARM Holdings, confirmou Warren East, diretor-presidente da empresa.

Segundo Peter Clarke, do EE Times, a CPU principal do iPhone é o chip PXA320, antes chamado de Mohahan pela Intel, que o fabricava e que agora é produzido pela Marvell Technology Group.

"O PXA320 é, portanto, descendente do processador StrongARM desenvolvido pela Digital Equipment Corp. sob licença arquitetural da ARM nos anos 90", conta Clarke.

Ele conta também que, quando perguntado sobre quantos processadores ARM há no iPhone, East disse que sua empresa tem um bom histórico de não falar a respeito de produtos de seus clientes. "A ARM está presente em 90% dos celulares do mundo. Estamos no WiFi, nos processadores de banda e de aplicações e na maioria dos tocadores de MP3. Então são pelo menos três", disse East.

Segundo Clarke, quando lhe foi pedido para dizer se três é um número subestimado ou mesmo muito subestimado, East respondeu: "A Apple falará sobre o conteúdo do iPhone quando estiver pronta para falar sobre o conteúdo do iPhone."

O projeto do ARM iniciou-se em 1983 como projeto de desenvolvimento da Acorn Computers. No fim dos anos 80 a Apple Computer começou a trabalhar com a Acorn em novas versões do núcleo do ARM, eventualmente tornando-se o ARM6. Os primeiros modelos foram lançados em 1991 e a Apple usou o ARM 610, baseado no ARM6, como base de seu PDA Newton.

Em janeiro Dario Bucci, executivo da Intel na Itália, disse ao jornal Il Sole 24 Ore que, se por um lado não há nenhum componente de sua fabricação integrando o iPhone, o processador do novo produto da Apple é um Xscale e, portanto, essa é a ligação da Intel com o iPhone.

Fonte: MacPress

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google