terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Placas de rede consomem energia desnecessária

Um grupo de estudo chamado EEE, Energy-Efficient Ethernet, apoiado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e pela Ethernet Alliance, afirma que o gasto de energia das placas de rede Ethernet só nos Estados Unidos é de US$ 450 milhões ao ano, em um total de 5,8 TW/h.

O valor é alto, mas fica ainda mais astronômico se comparado ao mundial, onde se estima que seja três vezes superior, ultrapassando a marca de US$ 1 bilhão anual.

Mike Bennett, diretor do grupo de estudo, afirmou que o problema é que as conexões Ethernet têm rodado em velocidades superiores às que elas precisam, com o agravante de que cada vez mais sistemas, não apenas computadores e servidores, possuem recursos de rede e permanecem ligados incessantemente.

Mike explicou que, medindo a energia gasta, foi descoberto que um dispositivo que opera com uma placa 100BASE-TX em vez de uma 1000BASE-T pode economizar 2W de energia em momentos que a rede operaria bem a 100 Mbits/s. "Multiplique isto por dois para o outro fim do circuito e você está economizando a grosso modo 4W por link. Pode não parecer muito, mas em uma empresa com milhares de links, pode somar", afirmou.

O problema ainda pode ficar mais grave com a adoção em massa de placas 10Gig Ethernet, já que os primeiros servidores que rodam neste padrão consomem até 24W. Mas através de recursos de auto-negociação e múltipla velocidade existe a possibilidade de economizar energia enquanto a transmissão não está sobrecarregada.

Estudos serão conduzidos agora na tentativa de encontrar alternativas de redução de consumo na diminuição dos recursos durante períodos de baixo uso. O desafio principal será conseguir que a auto-negociação possa funcionar de maneira ágil suficiente para lidar com aumentos repentinos de taxa de transferência.

"A chave disto tudo é quanto pode ser economizado com a tecnologia presente no mercado, e quanto poderia ser salvo por tecnologias facilmente imagináveis mas ainda inexistentes", disse Mike.

Bruce Nordman, pesquisador do US Lawrence Berkeley National Laboratory, diz que enquanto 5,8TW/h pode parecer muita energia, representa menos de 1% do total do uso de eletricidade nos Estados Unidos. Mas, continuou dizendo que o fato do uso da energia em redes estar aumentando quer dizer que vale pesquisar maneiras de economizar.


Fonte: Geek

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google