sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Sim, músicas compradas no iTunes podem ser tocadas em qualquer tocador MP3

COMENTANDO a carta aberta escrita por Steve Jobs, diretor-presidente da Apple Inc., um jornalista do BBC News escreveu que, por usar seu próprio sistema DRM de proteção antipirataria, músicas compradas no serviço iTunes Music Store, da Apple, só podem ser reproduzidas no tocador iPod, também da Apple. Não é verdade.

Em seu artigo, Jonathan Fildes comenta que Jobs argumenta em sua carta que os diferentes sistemas DRM de proteção anticópia usados para proteger da pirataria música digital vendida em serviços online não têm funcionado e sonha com um mundo no qual a indústria da música abandone o DRM.

"Mas com a Apple agora assumindo um proeminente papel no mercado de música digital, conseguirá Steve Jobs esmagar os planos da indústria e pavimentar o caminho para um futuro livre do DRM?", pondera Fildes, que cita a resposta de Paul Jackson, analista da Forrester Research, para quem as gravadoras ainda não estão prontas para tanto. "O fato de estarmos começando a ver rachas surgindo no proverbial DRM significa que veremos gravadoras optando por abandoná-lo. Mas acho que ainda demorará muito antes que uma grande empresa como Sony Columbia leve em consideração conteúdo livre de DRM", opina Jackson.

Em dado ponto de seu artigo, Fildes afirma que o sistema DRM da Apple não permite que músicas compradas no iTunes sejam reproduzidas em tocadores que não o da própria Apple.

Para o correto esclarecimento da opinião pùblica o MacPress informa que músicas compradas no iTunes podem ser reproduzidas em iPods, em computadores Mac e PC/Windows com o software iTunes, em certos modelos de celular Motorola e gravadas em CDs de áudio comum para serem reproduzidas em qualquer CD player e/ou convertidas em outro formato compatível com qualquer tocador existente. Clientes da loja iTunes nem mesmo precisam de um iPod para tocar músicas compradas nela. Por fim, o iPod pode tocar músicas que não vieram da loja iTunes.

(ATUALIZAÇÃO: Após diversas queixas de leitores, o BBC News corrigiu a matéria.)

Fonte: MacPress

Um comentário:

Luiz Claudio Eudes disse...

Basta Gravar as músicas do iTunes em um CD e depois importa-las no formato MP3 (pelo iTunes se quiser) novamente para seu computador, depois e só gravar no seu MP3 Player e pronto!

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google