terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

os três laptops no Brasil. e o dinheiro?

xo_mobilis_classmate

Olhe bem para a foto aí em cima. Em abril (promessa do Governo), um dos três notebooks acima, finalmente fotografados juntos graças a Espartaco Madureira, do MEC, será definido como plataforma educacional para os colégios brasileiro.

Como prova, o Ministério da Educação já tem as três máquinas e começa a definir os testes. Vários institutos de pesquisa já divulgaram ter recebido os portáteis, mas escolas definidas para os testes educacionais ainda são só três.

Os colégios Luciana de Abreu (RS) e Ernani Silva Bruno (SP) receberão os XOs, da OLPC. Já a escola Castelo Branco (RJ), em reviravolta do MEC, receberá o ClassMate PC, da Intel.

O Governo aproveitou para reafirmar que o brasileiro Cowboy está realmente fora do páreo - “o próprio (Eduardo) Morgado (responsável na Unesp) admitiu que não é um notebook”, diz o Governo, fora o uso de Windows CE pela plataforma.

Do lado dos notebooks, a movimentação continua. A Encore, sob a representação da RF Telavos, fabricará o Mobilis no país a partir de abril, mas já avisa: “Não estamos preocupados com a escolha do Governo”.olpc_sitenovo

De novo site (mais claro e com direito a foto de Lula em Purpose), a One Laptop Per Child anunciou a versão B2 do seu XO, com bugs (ainda não divulgados pelo grupo) corrigidos em relação ao primeiro laptop.

Segundo o cronograma da OLPC, a versão final sairá apenas depois da B3 em junho ou julho. O projeto de Nicholas Negroponte contou com a entrada de Uruguai, Ruanda, Chile e Nepal.


Mais que as novidades dos grupos (ou falta de, no caso da Intel), uma dúvida ainda paira: a procedência do dinheiro para comprar os notebooks. O Governo fala no Fust, mas o MiniCom já disse que o Fust sai até o final do primeiro semestre, diz a cumadre Camila Fusco.

Fonte: Chá Quente

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google