sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Celular com chip para recepção de TV digital chega ao País mais cedo

São Paulo - Qualcomm antecipa em um mês o lançamento do chip que permitirá recepção de TV pelo celular em três padrões diferentes.

A Qualcomm antecipou em cerca de um mês o lançamento mundial do chip Universal Broadcast Modem (UBM), que permite receber sinal de programmação televisiva no celular em três padrões: o americano MediaFlo, criado por ela mesmo, além do DVB (europeu) e do ISDB (japonês), este último de quem o Brasil vai adotar a modulação na TV digital nacional.

A companhia acredita que os primeiros aparelhos celulares com o chip cheguem ao mercado no início de 2008, o que será também o período do início da implantação da TV digital brasileira em caráter comercial. "Os calendários ficarão bem casados", afirmou Paulo Breviglieri, diretor de tecnologia da Qualcomm Brasil.

Do momento em que a Qualcomm coloca o chip no mercado até o desenvolvimento de um aparelho celular com ele e sua chegada ao consumidor costuma levar entre nove e 12 meses, como explicou Breviglieri.

O ministério das Comunicações espera que em julho já comecem os testes de transmissão no padrão digital de TV em São Paulo, enquanto a estréia comercial está marcada para dezembro, também a partir da capital paulista.

De acordo com o executivo, as adaptações que o governo brasileiro pretende implantar no sistema japonês não influenciarão a possibilidade de que o mesmo chip da companhia possa ser usado pelos brasileiros em seus celulares, já que o governo pretende implantar tecnologia nacional no middleware ou nos aplicativos de vídeo.

Segundo Breviglieri, Motorola e Samsung já se preparam para lançar no mercado aparelhos celulares que contenham o chip UBM, "mas outros virão". Essas duas fabricantes já fizeram, inclusive, demonstrações dos modelos em feiras do setor.

Além de já ter dois contratos fechados nos Estados Unidos com a Cingular e a Verizon, para a transmissão de TV no celular pelo padrão MediaFlo, a Qualcomm concluiu recentemente testes com uma empresa de radiodifusão no Reino Unido, a British Sky Broadcasting Limited (BSkyB).

Fonte: IDG Now!

Um comentário:

Luiz Claudio Eudes disse...

Mau posso esperar por um celular em que se possa assistir TV.

Mesmo podendo fazer streamming do vídeo pelo meu, isso e algo praticamente proibido pois por quase R$ 5 reais o minuto. não compensa!!!

ainda mais agora que o TIM TV só possui 3 canais. nem pensar

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google