Só para dar um exemplo de coisas que estão no EULA:
- A Microsoft se reserva o direito de checar periodicamente a legitimidade do software e desabilitar partes do sistema caso isso falhe. "Falhar" inclui não conseguir se comunicar com a Microsoft, aparentemente.
- O Vista inclui o Windows Defender, um anti-virus/spyware/firewall que pode inclusive "desinstalar programas considerados perigosos". O "perigosos" é definido pela Microsoft, não pelo usuário, e esse processo também acontece sem aviso, e a Microsoft não se importa com programas não funcionando por causa disso.
- A Microsoft pede uma revalidação quando você troca algumas partes do Hardware. E trocar de máquina, só uma vez, depois disso já era.
- A Home Edition não pode ser rodada em uma Virtual Machine, ponto final. As versões Business e Ultimate podem rodar em VM (e são substancialmente mais caras) mas não podem executar nenhum conteúdo protegido como áudio e vídeo enquanto virtualizados.
Isso sem entrar na parte de degradação de qualidade de vídeo e conteúdo de alta qualidade (HDCP), DRM, drivers que tem de ser assinados usando uma tecnologia absurda. Isso só pode ser uma empresa que não tem o menor escrúpulo em ignorar completamente o usuário, o mercado e os desenvolvedores.
E isso tudo exatamente pelo quê? Se ainda fosse por alguma grande mudança de paradigma ou mais performance, mas o OS X ganha de longe, e sobre os efeitos visuais, o Linux está bem a frente, além de ser livre, estável, respeitar o usuário e já ser simples de usar como qualquer outro sistema operacional.
Ou seja: Windows Vista? Não, obrigado.A máquina é minha, não do sistema operacional
Fonte: http://core.eti.br/2007/02/02/a-licenca-do-vista-ou-seu-computador-agora-e-meu/
Nenhum comentário:
Postar um comentário