domingo, 4 de fevereiro de 2007

Software brasileiro analisa cromossomos em apenas quatro minutos

Por Redação do IDG Now!*
Publicada em 29 de janeiro de 2007 às 08h48
Atualizada em 01 de fevereiro de 2007 às 15h33

Sâo Paulo - Sistema nacional permitirá reduzir os custos de análise de cromossomos humanos para os profissionais da citogenética.

Com apoio do Programa Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (Pipe), da Fapesp, a empresa Atonus Engenharia de Sistemas, com sede em São José dos Campos (SP), lançou um sistema computacional para análise de cromossomos humanos.

O software Cromhu, desenvolvido para auxiliar o profissional de citogenética, faz automaticamente o pareamento – representação das estruturas compostas de DNA em pares –, além de permitir o estudo dos cromossomos por meio da técnica de hibridização fluorescente in situ (conhecida pela sigla em inglês Fish).

“O pareamento faz com que os cromossomos do pai e da mãe sejam colocados lado a lado para a verificação de algum tipo de problema que possa estar relacionado a doenças”, disse Antônio Francisco, diretor da Atonus, à Agência Fapesp. O método de citogenética molecular Fish, por sua vez, utiliza sondas cromossômicas luminescentes que se encaixam em parte da cadeia de DNA do cromossomo.

“Após serem introduzidas na cadeia de DNA, as sondas cromossômicas são excitadas para emitir uma luz fluorescente que indica a presença de um gene específico nos cromossomos em análise”, explica Francisco.

A partir de uma amostra biológica do paciente, como sangue ou tecido, as imagens digitais são capturadas por uma câmera de vídeo acoplada a um microscópio. Após a transferência dessas para um computador, os cromossomos são manipulados no Cromhu por meio de ferramentas, como o zoom para enxergar detalhes relevantes que estejam ocultos.

“Esse é o primeiro software nacional para análise cromossômica. Até então, esses exames eram feitos com softwares importados que chegam a custar mais de 65 mil reais. O valor do Cromhu varia de 12 a 48 mil reais, dependendo das características técnicas de cada versão do programa”, conta Francisco.

Devido aos altos custos desse tipo de software, muitos profissionais ainda realizam exames como o de pareamento com auxílio de máquinas fotográficas analógicas. As fotos são tiradas de amostras visualizadas em um microscópio, reveladas, recortadas e colocadas lado a lado para efeito de comparação dos cromossomos.

“Esse tipo de exame fotográfico pode levar dias para oferecer o diagnóstico, enquanto as ferramentas de manipulação do software fornecem os resultados em até quatro minutos, após a inserção de todas as informações no sistema”, disse Antônio Francisco.


Fonte: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/01/29/idgnoticia.2007-01-29.4751159902/IDGNoticia_view

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google