domingo, 4 de fevereiro de 2007

Internet rápida por celular vence Wi-Fi em testes nos EUA


PAULA LEITE
da Folha de S.Paulo

Para tentar diminuir a confusão que envolve as diferentes tecnologias de internet de banda larga sem fio, a empresa norte-americana de consultoria Novarum testou os serviços em 14 cidades dos EUA.

A Novarum comparou os serviços de Metro Wi-Fi (Wi-Fi que cobre uma cidade inteira) e das operadoras de celular. Ao todo, a empresa testou 41 redes.

A surpresa foi que as redes rápidas das operadoras de celular se saíram melhor, no cômputo geral, do que as redes Wi-Fi, segundo Phil Belanger, diretor-executivo da Novarum.

As redes 3G de telefonia celular tiveram melhor disponibilidade e foram consideradas mais fáceis de usar. Essas redes, porém, são mais lentas que as redes Wi-Fi, e o custo do acesso é muito maior.

As redes Wi-Fi perderam pontos em facilidade de uso. "Com as redes de telefonia celular, basta sair navegando. Com o Wi-Fi, há um passo a mais, que é achar a rede. Às vezes, há várias disponíveis, você tem que escolher a certa e fazer o login", diz Belanger.

No ranking geral feito pela Novarum, que leva em conta a disponibilidade, a performance (velocidade e "delay"), a facilidade de uso e o preço, oito das dez melhores redes são de operadoras de celular.
A rede campeã, no entanto, foi a gratuita Metro Wi-Fi da cidade de St. Cloud, na Flórida.

No ranking que leva em conta só a performance, porém, as redes Wi-Fi ganham das de celular, com o dobro da velocidade, na média.
Leia entrevista exclusiva com Phil Belanger no Circuito Integrado, o blog do caderno Informática (www.folha.com.br/circuitointegrado).
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u21547.shtml

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal, meu caro.

Sucesso para o seu blog!!!!

Abraços,

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos computadores da Apple e fã dos softwares livres!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

É bom comentar enquanto pode seu fanfarrão!

O que procura não aparece no arquivo do Blog? Tente aqui!

Google